Prefeitura de Arcos cria Centro de Inovação e Capacitação Municipal

O objetivo é qualificar profissionais da educação, pais e alunos para que eles possam usar as tecnologias como ferramenta que vai aprimorar o ensino

Uma das salas do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) - campus Arcos estará ocupada, a partir de hoje (3), por profissionais da educação da rede municipal, os alunos e os pais deles. O Instituto cedeu o espaço para que a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e em paarceria com a Associação Comercial, instalasse o Centro de Inovação e Capacitação Municipal.

No Centro, serão ministrados cursos para que a comunidade escolar consiga utilizar o serviço Google for Education, que permite um aprendizado muito mais dinâmico, com vídeos, imagens e áudios.

O servidor público João Luís Amorim Alves explica que, por meio do Google for Education, os professores vão poder disponibilizar as aulas em vídeo para que os alunos possam revê-las quantas vezes precisarem, a qualquer hora e de onde eles estiverem. “Queremos que este recurso também seja usado como meio de recuperação para os estudantes que ficaram prejudicados com a falta de aulas durante a pandemia”, planeja.

Os primeiros alunos do Centro de Inovação e Capacitação Municipal foram profissionais da Escola Municipal ‘José Bonifácio Gonçalves’, que fizeram o curso hoje pela manhã. Os cursos serão oferecidos inicialmente aos servidores e, posteriormente, aos alunos e pais.

Fomentar meios para que os estudantes utilizem as tecnologias e tenham acesso à cultura digital é uma das diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). “Os profissionais da educação precisam oferecer este recurso, e o Município está contribuindo com a formação deles, para que este processo seja facilitado”, conclui João Luís.