Prefeitura de Arcos apoia mobilização social de clubes de serviço da cidade

• Segunda-Feira, 10 de fevereiro de 2020

Da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Arcos

Fotos: Divulgação

A prefeitura de Arcos, através da 'Atenção Básica' do seu Setor de Saúde e do Setor de Epidemiologia, apoiou e participou do evento ‘Rotary Day 2020’, realizado pelos clubes de serviço de Arcos - Rotary, Interact e Rotaract, no sábado, 08/02, na Praça do Vivi.

Neste movimento social foram estimuladas ações de cidadania, saúde, meio ambiente, educação e lazer, gratuitos para a população, dentre elas: Recreação infantil (Pula-Pula, Algodão Doce e Pipoca); Oficina de Arte (Ateliê Recicli); Curso de construção de fossa séptica e consultoria ambiental pela Emater; Atendimento jurídico pela OAB; Medição de IMC e aulão fit pela academia performance; Feira de adoção de animais; Arrecadação de alimentos para o asilo pousada dos Berto; e Arrecadação de itens de higiene, alimentação e limpeza para as vítimas das chuvas em Belo Horizonte.

O setor de Saúde da Prefeitura auxiliou com o trabalho de aferição de pressão e glicemia, além de prestar informações relevantes sobre combate à dengue, com distribuição de panfletos e amostragem de larvas em microscópio.

Passível de multa: Setor de epidemiologia municipal atenta para caixas d’água abertas

Aproveitando o ensejo dessa matéria, a Secretaria Municipal de Saúde faz um alerta muito importante: Não esquecer de verificar se a caixa d’agua de sua residência está devidamente tampada.

Com os temporais dos últimos meses, várias residências tiveram as tampas das suas caixas d’água arrancadas pelo vento. Com isso, muitas ficaram abertas e continuam assim até hoje.

O setor de Epidemiologia Municipal alerta para o contínuo perigo da dengue. E, como todos sabem, a melhor forma de se evitá-la é combater os focos, ou seja, os locais propícios para a criação do Aedes Aegypti, transmissor da doença.

Neste contexto, a caixa d’água se torna um dos principais criadouros do mosquito se não estiver devidamente tampada e limpa. Um reservatório domiciliar limpo, ajuda a manter a qualidade da água distribuída.

Vale ressaltar que, deixar caixas d’água abertas, segundo a Lei Municipal 2623 de 2014 (veja em anexo ao final do texto), é passível de multa.

• Faça a limpeza da caixa d´água da seguinte forma:
  1. No dia anterior a limpeza, feche o registro de entrada ou prenda a boia da caixa d’água. Desse modo, toda a água será consumida até chegar a quantidade suficiente para a limpeza, sem desperdícios;
  2. No dia da limpeza, verifique se sobrou água na caixa (um palmo de água é suficiente). Se não sobrou, abra o registro ou desamarre a boia, deixando entrar esta quantidade de água. Feche novamente o registro ou amarre a boia;
  • Bloqueie todas as saídas da caixa com uma tampa ou pano, para que a sujeira não desça pelo ralo:
  • Lave as paredes e o fundo com um pano úmido. Se a caixa for de fibrocimento, substitua o pano úmido por uma escova de fibra vegetal ou de fio de plástico macio. Aproveite para limpar também a tampa da caixa;
  • Desbloqueie a saída (utilize a saída no fundo, se houver), deixando escorrer toda a água de lavagem. Com a ajuda de um balde e uma pá plástica, remova todos os resíduos que restaram. Se necessário, deixe entrar água limpa para retirar a sujeira restante;
  • Bloqueie novamente a saída de água da caixa e abra o registro (ou desamarre a boia), deixando a caixa encher até a altura de um palmo (20 cm). Em seguida, feche a entrada de água e adicione água sanitária, conforme a tabela abaixo:

• Ainda com a saída da água fechada, lave novamente as paredes e o fundo da caixa com auxílio da esponja ou escova. Deixe a água sanitária agir por duas horas. A cada 30 minutos, verifique se as paredes internas da caixa secaram e, caso isso ocorra, faça novas aplicações até completar duas horas. Atenção: Não utilize a mistura da lavagem pra qualquer outra finalidade;
  • Após duas horas, abra todas as saídas da caixa e as torneiras da casa, deixando a água da lavagem escorrer e desinfetar também as tubulações. Por fim, feche as torneiras e deixe a caixa encher, abrindo o registro ou desamarrando a boia. Para evitar acúmulo de ar no encanamento, abra as torneiras novamente até que escorra água sem ar;
  1. A operação de limpeza da caixa d’água está concluída. Tampe adequadamente a caixa para que não entrem impurezas, insetos ou qualquer substância, evitando assim a contaminação e transmissão de doenças. Também não se esqueça de lavar a tampa antes de sua utilização;
  2. Anote numa etiqueta adesiva a data da limpeza e cole na caixa. Não esqueça, repita o procedimento a cada seis meses.

Veja a Lei Municipal 2623 de 2014