Prefeitura coloca energia fotovoltaica nas escolas; economia de R$21 mil mensais

Sistema está sendo implantado em sete unidades de ensino, e fornecerá energia para as outras instituições da Rede Municipal

Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Arcos (MG)

A Rede Municipal de Ensino de Arcos será autossustentável na produção de energia. A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Planejamento, está implantado sistema de energia fotovoltaica em escolas e creches. Além de economia, o projeto mostra o compromisso do Governo com o meio ambiente, ao utilizar energia renovável na matriz energética municipal.

O secretário municipal de Planejamento de Arcos, Kledson Souza, relata que as placas estão sendo instaladas em sete instituições de ensino: ‘Vera Lúcia Paraíso’ (São Judas), ‘Yolanda Amorim de Carvalho’ (Esplanada), Escola Municipal Santo Antônio (bairro Santo Antônio), ‘José Bonifácio Gonçalves’ (Calcita), ‘Dorvina Teixeira Arantes (Niterói), Creche ‘Ana Lúcia Franco’ (Avenida Sanitária) e Creche ‘Antônio Davi Franco’ (Planalto). A capacidade energética dará para atender as instituições onde os sistemas estão sendo implantados e será suficiente para gerar energia às outras creches e escolas da cidade e zona rural, além de ter uma reserva para os períodos chuvosos.

Com o sistema de energia fotovoltaica, a Prefeitura vai economizar por mês cerca de R$21 mil. “Este é um modelo moderno de gestão, e de cuidado com o dinheiro público e o meio ambiente. A energia fotovoltaica é limpa, com uma emissão zero de carbono”, alerta o projetista Jader Ígor de Sousa.

A implantação do sistema já aconteceu nas escolas dos bairros São Judas, Esplanada e Santo Antônio. A expectativa é de que até o final do próximo mês, o projeto esteja 100% concluído.