Prefeito Denilson cobra agilidade na entrega da nova ETE

  • Por: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Arcos

A informação foi passada hoje (19) pelo engenheiro fiscal da obra, Pedro Mota Souza. Segundo ele, o prazo inicial era até março de 2017, mas no ano passado a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Paranaíba (Codevasf), órgão do Governo Federal responsável pela obra, pediu um aditivo neste prazo e estendeu o mesmo para final de setembro.

Na próxima semana, um engenheiro da Codevasf deverá vir a Arcos, a pedido do Prefeito Denilson Teixeira. “Entre muitos assuntos, queremos tratar com o engenheiro sobre o prazo de entrega da ETE. Vamos cobrar uma diminuição desse prazo e tentar entregar a obra à população o quanto antes.” disse.

A construção da nova ETE está avaliada em mais de 17 milhões e cerca de 85% da obra já foi executada. O sistema é composto por oito lagoas anaeróbicas, uma lagoa facultativa e duas lagoas de polimento.

De acordo com o projeto, a eficiência de pureza da água que retorna ao rio chega a 97%, sendo que a extinção de coliformes fecais chega a 99,9% após a realização do processo de tratamento do esgoto.

Antiga ETE

Na ultima semana, um mau cheiro causou desconforto aos moradores da região norte. O problema foi ocasionado pelo acumulo de lodo na superfície do tanque, resultado do processo químico necessário para o tratamento do esgoto. O material foi recolhido e posteriormente direcionado ao aterro sanitário para o descarte adequado.

De acordo com o Secretário de Meio ambiente Robson Correia, o procedimento na ETE foi interrompido devido ao vencimento do contrato com a empresa prestadora desse serviço de limpeza, no final do ano passado. “Todas as providência para solucionar o problema foram tomadas. Eu quero tranquilizar a população e dizer que a administração municipal está empenhada em resolver essa questão. É impossível conviver com esse mau cheiro. O Prefeito Denílson nos pediu prioridade neste caso, inclusive para buscar todas as soluções para término da nova ETE, o que vai acabar de vez com esse sofrimento dos moradores da zona norte” conclui.

FOTOS

Esse site usa cookies. Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.

Política de Privacidade