Prefeito Baiano entrega escrituras do programa Novo Moradia Legal para moradores da Vila

Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Arcos (MG)

A partir de hoje (27), 23 moradores do bairro Vila Boa Vista são oficialmente os donos das propriedades que conquistaram com o suor de muito trabalho. A Prefeitura de Arcos regularizou a área, consolidada há muitos anos, por meio do programa Regularização Fundiária Urbana (REURB), e concedeu o título de legitimação fundiária aos moradores.

O prefeito Claudenir José de Melo (Baiano) fez oficialmente a entrega das escrituras nesta tarde.

A cerimônia aconteceu no saguão da Prefeitura, com a presença de servidores municipais; os vereadores Ademar Aureliano Medeiros (presidente da Câmara), Flávio Correia, Laerte Mateus e João Paulo Ferreira; do oficial do Cartório de Imóveis de Arcos, Rômulo Oliveira, e dos beneficiários pelo programa.

O prefeito Baiano entregou pessoalmente todas as escrituras e não escondia a alegria em legitimar a propriedade dos imóveis a quem lhe é dono (a) por direito. “Hoje, temos a grata satisfação de dizer que o bairro Vila Vista está totalmente registrado. Em frente ao Campo da Vila, era uma cerâmica. As pessoas construíram e não tinham registro. Com vontade de fazer, a Prefeitura regularizou aquela área”.

Ele contou que no primeiro mandato, a maioria dos imóveis da cidade estavam em situação irregular. Foi então que teve a ideia de criar o programa, que antes era conhecido só como Moradia Legal, que já deu o título de posse a proprietários em muitas áreas do município, a exemplo dos bairros Jardim Bela Vista, Juca Dias, Esplanada, Santa Cruz, Esperança I e II, Alvorada, Nova Morada e parte do Sol Nascente.

Os próximos bairros contemplados pelo Novo Moradia Legal serão São Vicente e Alto Mangabeiras. A expectativa do Governo é de regularizar todas as áreas que foram consolidadas até dezembro de 2016. “Nós já aprendemos o caminho e vamos fazer com que outros bairros também sejam regularizados. O título de posse garante a legitimidade da propriedade e valoriza o imóvel”.

Proprietário do Cartório de Registro de Imóvel de Arcos, Rômulo Oliveira, elogiou o programa Novo Moradia Legal/Reurb. “Este é um Governo da legalidade. Há muitos anos tinha esta luta para regularizar os imóveis clandestinos/irregulares de Arcos, e sem o apoio da Prefeitura, era impossível”.

Rosária dos Santos construiu uma casa no bairro Vila Boa Vista trabalhando incansavelmente de cozinheira. Mas sem a escritura, o imóvel não era oficialmente dela. “Com este programa da Prefeitura, a casa que eu construí com tanta dificuldade, agora é mesmo minha. É alegria que não cabe no peito. Se não fosse a Prefeitura, este sonho não se realizaria”.

O aposentado José Raimundo de Castro mora na Vila há 42 anos e conquistou a escritura do imóvel. “Graças a Deus, agora é meu. Ter o imóvel sem escritura é ruim demais. Hoje, o sentimento é de agradecimento à Prefeitura e aos vereadores que nos ajudaram. Foi bom demais para nós”.