Parceria entre Prefeitura e Santa Casa vai centralizar serviços, separando infectados da Covid de pacientes com outras morbidades

A partir de hoje (19), Fumusa e São José recebem infectados pelo novo Coronavírus. Santa Casa ficará exclusiva aos outros atendimentos. Novas regras valem para pacientes do sistema público e convênios

Da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Arcos

O que muda? Quem estiver com sintomas da Covid, necessitando de atendimento médico, precisa ir direto para a Fumusa. A regra vale para pacientes do sistema público e de convênios.

Pacientes com diferentes morbidades - a exemplo de acidente, AVC, entre outras - serão todos atendidos na Santa Casa, tanto públicos e de convênios.

Já o Hospital Municipal São José ficará exclusivamente dedicado às internações da Covid-19.

O médico Dr. Antônio Carlos Silva, diretor clínico do Hospital São José, explica que além de centralizar os serviços, com as mudanças, vão se abrir no Hospital São José mais seis leitos de ventilação (onde ficam pacientes entubados) e mais 12 leitos de enfermaria.  As internações no Hospital também serão de pacientes do sistema público e de convênios.

Para a secretária de Saúde de Arcos, Adalgisa Borges, esta é uma medida muito necessária. “Decidimos que o melhor era colocar o Hospital São José e a Fumusa para atendimentos da Covid, e deixarmos a Santa Casa para os atendimentos do pronto-socorro que, até então, eram realizados no Hospital São José. Esta é uma decisão emergencial e momentânea. Quando os números de casos diminuírem, tudo voltará como era antes”, conclui.