Novembro Azul: Sede da Prefeitura recebe iluminação especial em apoio à prevenção do Câncer de Próstata

Objetivo é conscientizar da importância de realizar o exame preventivo

A sede da Prefeitura de Arcos recebeu, na semana passada, a iluminação especial em conscientização à prevenção do câncer de próstata. A iniciativa tem como objetivo chamar à atenção da população masculina para a realização de consulta e do exame preventivo.

Segundo a coordenadora do Programa Saúde da Família (PSF) do município, Daniela Teixeira, no Brasil, atualmente, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pelo não-melanoma). Mais do que qualquer outro tipo, é considerado um câncer da terceira idade, já que cerca de três quartos dos casos no mundo ocorrerem a partir do 65 anos. O recomendado é que o exame preventivo seja iniciado aos 40 anos, assim, possibilitando o diagnóstico precoce e, posteriormente, o possível tratamento.

Para a secretária de Governo, Flávia Carvalho, esta campanha é de importância para que todos sensibilizem para o cuidado da saúde do homem e se atentem para participarem das ações preventivas realizadas pelo sistema de saúde da cidade.  “Além de ser uma ação de conscientização, nosso objetivo é que todos os homens atendam ao chamado das Unidades de Saúde Básica para participarem de palestras, agendamento de consultas e realização do exame preventivo”, destacou.

O aumento observado nas taxas de incidência no Brasil pode ser parcialmente justificado pela evolução dos métodos diagnóstico (exames), pela melhoria na qualidade dos canais de informação do país e pelo aumento na expectativa de vida.

FOTOS