Novembro Azul: rede de saúde do município está mobilizada no combate ao câncer de próstata

Coordenação dos PSF’s divulga programação de prevenção ao Câncer de Próstata

• Sexta-Feira, 09 de novembro de 2018

Novembro foi escolhido como mês oficial de conscientização sobre o Câncer de Próstata, movimento realizado pela primeira vez na Austrália em 2003. O dia mundial de Combate ao Câncer de Próstata é comemorado no dia 17/11. A cor Azul veio da cor oficial usada como símbolo de combate à doença.  Durante todo mês de Novembro, a mobilização na Saúde é direcionada para o público masculino, na prevenção do Câncer de Próstata. A recomendação da Sociedade Brasileira de Urologia é que todos os homens que tenham mais de 45 anos, façam um exame da próstata todos os anos.

Todas as unidades de Saúde, do município de Arcos, realizam uma intensa programação dada a importância do tema. De acordo com o prefeito, Denilson Teixeira, o sistema de saúde do município está mobilizado, neste mês para orientar a população masculina a romper o preconceito, com o exame preventivo.“Sabemos que o Homem tem certo receio em procurar o médico para realizar o exame preventivo, por isso mobilizamos toda nossa rede de saúde para que neste mês de campanha intensifiquem nossas ações de conscientização”, disse.

Para coordenadora dos PSF’s, Daniella Ribeiro Teixeira, faz-se necessário que os homens procurem uma unidade de saúde mais próxima para consulta e realizem o exame preventivo. “Por meio do nosso trabalho cotidiano e desta campanha, conseguimos encorajar os homens a tomarem medidas preventivas que são de extrema importância para prevenção e diagnostico precoce do Câncer de Próstata”, ressaltou.

O Novembro Azul é uma campanha de conscientização realizada por diversas entidades dirigida à sociedade e, em especial aos homens para conscientização a respeito de doenças masculinas, com ênfase na prevenção e no diagnostico precoce do Câncer de Próstata.

Programação dos PSF’s:

Planalto: 07/11 às 17 h (PSF)

Brasília:27/11 às 17 h (PSF)

Santo Antonio:20/11 às 08h (Praça da Igreja)

São Vicente:13/11 às 7h (Almoxarifado da Prefeitura)

Calcita: 26/11 às 16h (PSF)

Floresta:19/11 às 17:30h (PSF)

Zona Norte:26/11 às 18h (PSF)

Centro:23/11 às 14h (PSF)

Jardim Bela Vista:26/11 às 17h (PSF)

Olaria:14/11 às 17h (PSF)

Esplanada:14/11 às 18h (PSF)