Nota de Esclarecimento - Estruturação da Escala Médica Hospital São José

• Quarta-Feira, 22 de fevereiro de 2017
  • Saúde

Diante de um vídeo publicado nas redes sociais pelo médico Dr. Luiz Henrique Sabino Messias, a Prefeitura de Arcos vem esclarecer que não houve por parte da instituição a demissão do profissional.

O que aconteceu foi que, no último dia 16 de fevereiro, a diretoria do Hospital Municipal São José (HMSJ), pensando no bem da população e dos profissionais, reestruturou a escala médica, não permitindo que o médico plantonista exercesse mais que 24h seguidas de plantão, fazendo-se necessário no mínimo 12h de descanso para assumir nova carga horária. Porém, o médico Dr. Luiz Henrique Sabino Messias chegava a fazer 60h seguidas de plantão.

Em momento algum o médico foi demitido. O ofício enviado a todos os médicos do HMSJ foi comunicando sobre a reestruturação da escala médica, conforme documento em anexo.

A diretoria do hospital preocupada com o desgaste físico e mental do profissional que trabalha tantas horas seguidas, e principalmente, com a qualidade do atendimento aos pacientes e usuários do HMSJ, optou pela reestruturação dos plantões.

No entanto, o médico Dr. Luiz Henrique, não concordando com esta reestruturação da escala de médicos plantonistas, no dia 18 de fevereiro, por volta das 10h da manhã, comunicou, através de mensagem de texto, ao Prefeito, ao Secretário de Governo, ao Secretário de Fazenda e ao Diretor Técnico do HMSJ, o seu afastamento das funções do hospital.

Dizia um trecho da mensagem: “A partir de segunda-feira não faço mais parte da equipe de Hospital Municipal”.

Como informou o médico no vídeo, com a reestruturação da escala, o seu recebimento mensal poderia cair aproximadamente, R$ 10 mil. No entanto, nos últimos quatro meses o médico recebeu mais de R$ 195 mil de plantão no HMSJ.

Diante deste posicionamento do médico, a Secretaria Municipal de Saúde, juntamente com a diretoria do HMSJ, tomou todas as providências para que a população não ficasse prejudicada, solicitando outros profissionais para os plantões.

A Secretaria Municipal de Saúde reafirma seu compromisso de manter a qualidade nos serviços prestados à população, mantendo dois médicos diários, no horário de 07h às 19h, e um médico plantonista noturno, conforme já era realizado.