Mutirões na região Norte e no bairro Jardim Bela Vista levam orientações educativas de combate ao mosquito Aedes

Alem do recolhimento de lixo, os servidores da prefeitura ressaltam a importância de realizar a manutenção semanal

Nessa segunda-feira (21) e na última sexta-feira, os bairros Jardim Bela vista, Niterói, Gameleira, Cruzeiro, Novo Horizonte, São Francisco e Esperança I e II, recebem o mutirão de limpeza promovido pela Prefeitura de Arcos. Os agentes Comunitários de Saúde têm levado orientações educativas de prevenção e combate ao mosquito Aedes Aegypti. Atualmente o município enfrenta uma epidemia de Dengue, Zica e Chukungunya e a conscientização da população na fiscalização de possíveis criadouros tem se tornado importante.

O mutirão tem recolhido vários caminhões de lixo por onde passa e os agentes públicos que participam desta ação também notificam os lotes sujos e casas abandonadas. A Juíza da 2ª Vara Cível, Dra. Karen Cristina Lavoura Lima, concedeu na última terça-feira, 15, antecipação de tutela autorizando os agentes de endemias "adentrar em todos os imóveis localizados nesta cidade, que se encontram fechados, desabitados, abandonados ou desocupados, para realizar o combate ao mosquito transmissor da dengue".

Para o secretário, João Júlio Cardoso, o mutirão de limpeza é uma medida paliativa, mas que a população tem que conscientizar sobre sua responsabilidade cotidiana. “Esse mutirão é apenas uma iniciativa do Governo de Arcos de auxílio à população no recolhimento de lixo que acumulam água, mas que todos devem se comprometer em fiscalizar, toda semana, sua residência”, argumentou.

Já o prefeito, Denilson Teixeira, destaca a importância desta ação. “Os mutirões vêm alcançando o objetivo principal, que é mostrar para as pessoas sobre a responsabilidade de todos no combate o mosquito Aedes e, nós, poder público, estamos presente o ano todo com ações de conscientização e de controle dessas endemias”.

Plano de Ação de Combate a Dengue

O Governo de Arcos vem alertando a população desde setembro quando saiu o resultado do LIRAa, o qual apontou que 93% dos focos estão dentro de casas. Em dezembro, foi decretado estado de emergência e um plano de ação foi elaborado para combater o mosquito Aedes Aegypti.

Uma força - tarefa teve início na última semana. Entre as ações estão: limpeza de lotes da prefeitura; um grupo foi montado para multar lotes sujos de propriedade particular; início do mutirão que vai reunir cerca de 80 pessoas, nas regiões com maior número de notificações, inclusive foram convidadas entidades e empresas para participarem; foi criada uma ala especial no Hospital Municipal São José - com contratação de médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem e atendentes; a aplicação de fumacê Costal e Veicular desde dezembro.

Além disso, estamos com auxílio voluntário de um ‘drone’ para detectar lotes sujos e focos. Importante ressaltar que 93% dos focos estão nas residências e imóveis e que a participação da população no cuidado diário da sua residência é essencial. Nenhuma ação é tão importante quanto à das pessoas em suas casas. Vamos todos nos unirem contra a Dengue.

FOTOS