Mutirões: Limpeza nas regiões dos bairros Santo Antônio e Floresta alerta a importância do apoio da população

Agentes Comunitários de Saúde recolhem lixos em lotes vagos e levam orientações preventivas para as pessoas

Na última quarta-feira (16) e quinta-feira (17), os moradores das regiões dos bairros Santo Antônio e Floresta receberam os Agentes Comunitários de Saúde e de servidores que integram o mutirão de limpeza e combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor da Dengue, Zica e Chikungunya. Orientações de conscientização alerta sobre a importância da colaboração da população no controle da epidemia dessas doenças.

Seguindo um cronograma, os agentes visitam todas as residências e também fiscalizam e notificam os lotes que apresentam irregularidades de manutenção de limpeza e orientam os moradores a terem o compromisso semanal de averiguação de recipientes que acumulam água e de possíveis criadouros do mosquito. Eles ainda alertam que o mutirão é apenas uma iniciativa do governo no auxilio da retirada de acúmulos de lixo, mas que a prevenção tem que ser continuada por parte dos proprietários dos imóveis.

Para a moradora do bairro Santo Antônio, Sebastiana da Silva, essa ação da prefeitura ajuda a conscientizar sobre a responsabilidade de todos no combate ao Aedes. “Fico aliviada de ver a presença do poder público em diversas mobilizações, se cada um não fizer sua parte, todo esse trabalho será em vão. Imagina, agora também vemos a presença do fumacê, mas se nós não fiscalizarmos nossos quintais e residências o mosquito voltará a proliferar”, alertou.

O secretário de Saúde, João Júlio Cardoso, também ressalta sobre a importância do envolvimento de toda a população no combate a Dengue, Zica e Chikungunya. “Todos devem se comprometer no controle de proliferação do mosquito, somente, assim, venceremos esta epidemia. Ressalto, 93% dos casos de identificação dos focos de larvas estão nas residências. Por isso, toda a população deve-se atentar e nos ajudar neste combate”, salientou.

FOTOS