Nesta última quarta-feira (09), foi à vez dos bairros Vila Calcita, Santa Efigênia e Nossa Senhora Aparecida receberem o mutirão de limpeza e combate ao mosquito Aedes Aegypti. Os moradores têm colaborado e manifestam apoio a essa iniciativa do Governo de Arcos, de parceiros e de voluntários.
Ao todo, 23 (vinte e três) caminhões transportaram 5 (cinco) toneladas de lixo e entulhos de recipientes que acumulam água. Os agentes públicos e voluntários tem orientado os moradores sobre a importância da prevenção continuada, principalmente na vigilância constante de suas residências, sendo que 10 minutos por semana é a referência para a fiscalização de possíveis criadouros do mosquito, como fiscalizar pneus, calhas, garrafas, além de manter sempre tampada caixas e reservatórios de água.
O aposentado, Antônio Simões, morador do bairro Vila Calcita, espera que com este mutirão o número de casos venha a diminuir. “Acredito que agora o número de casos aqui no bairro Vila Calcita diminuirá, pois tenho certeza que o descarte de vasilhames ajuda muito combater a proliferação deste mosquito, ressaltou.
Já para o prefeito, Denilson Teixeira, a adesão da população em atender o chamamento da prefeitura demonstra o comprometimento de todos no combate a Dengue. “As pessoas têm demonstrado interesse em nos ajudar nessa guerra contra Aedes Aegypti. Notamos o envolvimento de crianças, adultos e idosos. Esperamos que todos tenham este despertar de mobilização e de fiscalização”, disse.
Plano de Ação de Combate a Dengue
O Governo de Arcos vem alertando a população desde setembro quando saiu o resultado do LIRAa, o qual apontou que 93% dos focos estão dentro de casas. Em dezembro, foi decretado estado de emergência e um plano de ação foi elaborado para combater o mosquito Aedes Aegypti.
Uma força - tarefa teve início na última semana. Entre as ações estão: limpeza de lotes da prefeitura; um grupo foi montado para multar lotes sujos de propriedade particular; início do mutirão que vai reunir cerca de 80 pessoas, nas regiões com maior número de notificações, inclusive foram convidadas entidades e empresas para participarem; foi criada uma ala especial no Hospital Municipal São José - com contratação de médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem e atendentes; a aplicação de fumacê Costal e Veicular desde dezembro.
Além disso, estamos com auxílio voluntário de um ‘drone’ para detectar lotes sujos e focos. Importante ressaltar que 93% dos focos estão nas residências e imóveis e que a participação da população no cuidado diário da sua residência é essencial. Nenhuma ação é tão importante quanto à das pessoas em suas casas. Vamos todos nos unirem contra a Dengue.
Sexta-Feira, 17 de janeiro de 2025
Domingo, 12 de janeiro de 2025
Sexta-Feira, 10 de janeiro de 2025
Sexta-Feira, 10 de janeiro de 2025
Quarta-Feira, 08 de janeiro de 2025
Quarta-Feira, 08 de janeiro de 2025
Quarta-Feira, 08 de janeiro de 2025
Terça-Feira, 07 de janeiro de 2025
Terça-Feira, 07 de janeiro de 2025
Esse site usa cookies. Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.
Política de Privacidade