Mutirão: Moradores das regiões do Esplanada e Olaria se mobilizam no recolhimento de lixo

Servidores da prefeitura e voluntários conscientizam a população dos bairros visitados sobre a prevenção continuada

Na última quinta-feira (10) e sexta-feira (11), da semana passada, os moradores dos bairros Olaria, Alvorada, Nova Morada, Nova Morada II, Buritis, Belvedere, Residencial Hilda Borges de Andrade, Esplanada, Esplanada II, Mangabeiras, Califórnia e Castelo, receberam os servidores e voluntários que trabalharam na mobilização do mutirão de limpeza e conscientização da população sobre a prevenção continuada de combate a Dengue.

Mais uma vez, segundo o balanço divulgado pela coordenação dos agentes que conduziram as máquinas e os caminhões, aproximadamente 9 (nove) toneladas de lixo foram recolhidas nestas duas regiões da cidade. Também foram identificados locais de descartes irregulares de entulhos e vasilhames que acondicionam água e que apresentam riscos a saúde e para a proliferação do mosquito Aedes Aegypti.

O prefeito, Denilson Teixeira, ressalta que este trabalho tem gerado uma conscientização coletiva de toda a população a respeito do papel de cada um no combate a Dengue. “Ficamos felizes em perceber que as pessoas, de todas as idades têm se mobilizado na limpeza das residências e de identificação de focos de larvas do mosquito.

Já o secretário Municipal de Saúde, João Júlio Cardoso, alerta que o compromisso de eliminação dos criadouros do mosquito deve acontecer pelo ao menos uma vez por semana. “O Governo Municipal está fazendo a parte dele na realização dos mutirões, mas cabe cada um se conscientizar que este controle de limpeza e identificação de criadouros deve ser feito toda semana”, enfatizou.

Plano de Ação de Combate a Dengue

O Governo de Arcos vem alertando a população desde setembro quando saiu o resultado do LIRAa, o qual apontou que 93% dos focos estão dentro de casas. Em dezembro, foi decretado estado de emergência e um plano de ação foi elaborado para combater o mosquito Aedes Aegypti.

Uma força - tarefa teve início na última semana. Entre as ações estão: limpeza de lotes da prefeitura; um grupo foi montado para multar lotes sujos de propriedade particular; início do mutirão que vai reunir cerca de 80 pessoas, nas regiões com maior número de notificações, inclusive foram convidadas entidades e empresas para participarem; foi criada uma ala especial no Hospital Municipal São José - com contratação de médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem e atendentes; a aplicação de fumacê Costal e Veicular desde dezembro.

Além disso, estamos com auxílio voluntário de um ‘drone’ para detectar lotes sujos e focos. Importante ressaltar que 93% dos focos estão nas residências e imóveis e que a participação da população no cuidado diário da sua residência é essencial. Nenhuma ação é tão importante quanto à das pessoas em suas casas. Vamos todos nos unirem contra a Dengue.

FOTOS