Ministério da Saúde divulga gráfico que aponta a evolução da semana epidemiológica no município

Dados também demonstram o número de óbitos nos anos anteriores

• Sexta-Feira, 01 de fevereiro de 2019

A Secretaria de Saúde divulgou o gráfico que demonstra a evolução da semana epidemiológica do município. São dados alarmantes e que apresenta altos índices de notificação de Dengue, com o pico que oscilam em poucas variantes, na segunda semana com 275, na terceira com 330 e na quarta com 259 casos registrados. Dados que esclarecem e aponta que ainda estamos em um período crítico de epidemia.

Segundo o setor de Controle de Endemias, a cidade vizinha de Lagoa da Prata notificou dois casos de chikungunya nos últimos dias e essa informação representa preocupação devido à circulação do vírus e da proximidade do município com o nosso.

Unidade de Hidratação Provisória

Em funcionamento desde o inicio de janeiro, a Unidade de Hidratação Provisória, do hospital São José, com 17 leitos, possibilitou atendimento adequado aos pacientes suspeitos de Dengue, de Chikungunya e de Zica, principalmente com desempenho positivo de transferência daqueles casos mais graves.

A eficiência desse trabalho vem de um conjunto de ações planejadas, dentre elas a capacitação continuada dos profissionais da rede de saúde do município e de parceiras estabelecidas com a Santa Casa de Arcos e o SAMU Regional.

De acordo com o Prefeito, Denilson Teixeira, o Comitê Intersetorial de Combate a Dengue alerta para que a população continue colaborando. “Ainda estamos num período crítico de epidemia. Por isso, alertamos toda a população para continuar vigilante no combate ao mosquito Aedes, pois a Dengue mata,” salientou.

Dados de óbito no município de Arcos nos anos anteriores.

2010 - 2 óbitos

2011 - 0

2012 - 0

2013 - 0

2014 - 0

2015 - 03 óbitos

2016 - 0

2017 - 0

2018 - 1 Positivo e 3 em investigação

2019 - 2 em investigação.

Fonte SINAN (sistema de informação de agravos de notificação) MINISTÉRIO DA SAÚDE.