Médio Risco: LIRAa do mês de agosto de 2023 aponta índice de infestação de 2,5%

• Terça-Feira, 29 de agosto de 2023
  • Saúde

Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Arcos/MG, com informações do Setor de Endemias

Segundo dados apresentados pelo setor de Epidemiologia, no mês de agosto de 2023, o Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti - LIRAa apresentou infestação predial de 2,5%.

A Prefeitura já está em ação faz um certo tempo, adotando as medidas de visitas domiciliares, orientação e fiscalização. Novas campanhas de divulgação serão amplamente desenvolvidas, buscando conscientizar a população da importância de cada um na luta contra o transmissor da dengue, zika e chikungunya.

Ressalta-se que a maioria dos focos continuam sendo encontrados nas residências.

Os dados coletados são analisados para determinar a gravidade da infestação e, com base nessas informações, é possível planejar estratégias mais eficazes de prevenção e controle das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti.

Luciano Carrilho, colaborador do setor de Endemias do município (foto), explica que todo o material coletado pelos agentes passam por rigorosa análise, e 10% da amostra segue para a Regional de Saúde para verificação e certificação do trabalho desempenhado no município. "Precisamos nos atentar para esse período do ano que está para começar, quando as chuvas fazem com que o cenário de proliferação da doença seja maior. Em se tratando de Aedes aegypti, todo cuidado é pouco, e esses esforços de prevenção dependem de todos nós", disse.

O coordenador/supervisor técnico do Setor de Endemias, Geraldo Moura, reforça que é preciso que a população faça a sua parte, no tocante ao trabalho de eliminação dos focos do mosquito, e que receba os agentes de endemias em suas residências. "Confira o crachá do nosso agente, e deixe-o entrar, pois o trabalho dele vai ser de grande valia para a saúde coletiva. É importante ressaltar que a prevenção da proliferação do mosquito é fundamental para evitar surtos de doenças transmitidas por ele. A população também desempenha um papel crucial ao eliminar recipientes que possam acumular água parada em suas casas e áreas circundantes, contribuindo assim para reduzir os locais de reprodução do mosquito".

Mais informações: Setor de Epidemiologia do município de Arcos, situado na rua Augusto Lara, nº 383, no centro. Telefone: 37-3351-7133 ou 37-3352-1056.

Segue abaixo números, gráficos e estatísticas do LIRAa, que teve as amostragens colhidas no período de 21 a 25 deste mês.

Relatório de positividade:

GERAL:

Índice de infestação predial geral do município - IIP 2,5 %

Índice  BRETOW: 3,8%

RESIDÊNCIA:  29 / 83%

COMÉRCIO:  02  / 5,7%

OUTROS: 01  / 2,8%

TERRENO BALDIO:  03  / 8,5%

5,8%

46,2%

28,8%

3,8%

15,4%

Veja os extratos detalhados

Extrato 01:

Bairros: Centro, Brasília, Mangabeiras, São Vicente, Oliveiras, Novo Sion,  Macedos, Nossa Senhora do Carmo, São José, Lourdes, Cidade Nova, São Pedro, Grajaú, Bonfim, Pinheiros,Verdes Sonhos, Gameleira, Jardim América, Floresta, Verdes Sonhos Parque Das Florestas I,  Parque Das Florestas II.

Índice de infestação predial: 4,3 %             Índice de BRETOW: 7,9%

RESIDENCIA:  16 / 84,2%

COMERCIO: 01 / 5,3%

OUTROS: 00

TERRENO BALDIO: 02 - 10.5%

2,8%

54,3%

28,6%

---------

14,3%

Extrato:: 02

Bairros: Cruzeiro, Esperança, Esperança II, Novo Horizonte, São Francisco, Niteroi, Buritis, Belvedere, Serra Verde, Mirante da Serra São Bento e Fortunato Resende, Olaria, Alvorada, Nova Morada I, Nova Morada II,, Residencial Hilda Borges, Vila B. Vista,  Santo Antônio, Sol Nascente, Santa Cruz, Vale do Sol, Jaraguá, Jardim Esplanada, Jardim Esplanada II, Residencial Califórnia, Castelo, Castelo II,Mangabeiras, Sion e Distrito Industrial.

Infestação predial: 1,3%    Índice de BRETOW: 1,3%

RESIDÊNCIA: 05 / 83,3%

COMERCIO: 00

OUTROS: 00

TERRENO BALDIO: 01 / 16,7%

16.66%

16.66%

16,66%

---------

Extrato: 03

Bairros: Calcita,  Santa  Efigênia, Nossa Aparecida, São Judas, Juá e Jardim Canadá.

Índice de infestação predial: 1,8%             Índice de BRETOW:  2,2%

RESIDÊNCIA:  04

COMÉRCIO: 00

OUTROS:  01

TERRENO BALDIO: 00

33,33%

16,66%

Extrato: 04

Bairros: Jardim Bela Vista, Juca Dias, Planalto, Planalto II, Márcia Faria, Eldorado, Novo Eldorado, Novo Eldorado II.

Índice de infestação predial: 2,4%             Índice de BRETOW:  2,4%

RESIDÊNCIA:  04

COMÉRCIO:  01

OUTROS:  00

TERRENO BALDIO:  00

-----

-----

-------

O LIRAa é uma metodologia desenvolvida para auxiliar no monitoramento e controle dessas doenças, permitindo que as autoridades de saúde identifiquem as áreas com maior risco de transmissão e tomem medidas preventivas e de controle de acordo com a situação encontrada.