MAIS UMA OBRA ENTREGUE: Prefeitura inaugura quadra de beach tennis e homenageia Roulien Lima

Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Arcos (MG)

Arcos se sagra como uma das cidades brasileiras que possui quadra de beach tennis de utilização gratuita. O prefeito Claudenir José de Melo (Baiano) entregou oficialmente à população o novo espaço, construído no complexo do Poliesportivo Municipal.

A inauguração foi na manhã desse sábado (19), com as participações de atletas, comunidade, secretários municipais, servidores e do ex-vice-prefeito de Arcos, senhor Antônio Cardoso.

A quadra faz parte do projeto do Governo Municipal de população o beach tennis. Além do espaço, a Prefeitura - por meio da Secretaria Municipal de Esportes - vai emprestar materiais esportivos, tais como: raquetes e bolinhas.

“O beach tennis caiu no gosto do povo. E realmente é uma prática muito boa. Agora, ela pode ser praticada gratuitamente no Poliesportivo Municipal, que fica numa região central da cidade, e que a família toda pode vir; enquanto uns jogam, outros podem aproveitar a estrutura do nosso Poli”, celebra o prefeito de Arcos.

O secretário de Esportes, Paulo Henrique Miranda, reforçou que muitos investimentos estão sendo feitos no Poliesportivo Municipal e que o espaço está cada vez mais completo, contemplado as diversas modalidades esportivas e de entretenimento.

Investimentos que agradaram muito os praticantes de beach tennis. A empresária Ana Cristina Fonseca Soares é jogadora e comenta sobre o novo espaço público municipal. “Quero parabenizar a Administração pela inauguração da quadra. O beach tennis é o esporte que mais cresce no país e a Prefeitura dá a oportunidade a toda a população de jogar”.

A empresária Ana Paula Ribeiro também é jogadora de beach tennis e também elogia o projeto. “Estou satisfeita; feliz, porque dá oportunidade para todo mundo jogar. É muito bacana que têm adultos, adolescentes, crianças. O beach tennis é para todos: alto, baixo, magro, gordinho, mais velho ou mais novo. É muito prazeroso ter a oportunidade de estar aqui na inauguração desta quadra”.

Para o ex-vice-prefeito de Arcos, senhor Antônio Cardoso, “todo esporte que se faz em uma cidade é chamar para ir pra lá; é chamar a atenção das crianças pra ir pra lá; pras mães deles ficarem sem preocupação, porque lá não tem maconha; lá não tem coisa ruim”.

HOMENAGEM A ROULIEN

A primeira quadra pública de beach tennis da região leva o nome de Quadra de Beach Tennis Professor e Radialista Roulien  Ribeiro Lima.

Roulien Ribeiro Lima (1935-2012) transitou entre a Literatura, a Arte, a Educação e a Comunicação. Por onde passou, deixou como ‘pegadas’ o comprometimento social e político, marcas de uma trajetória profissional ímpar e revolucionária, em uma época quando os recursos midiáticos e educacionais ainda eram muito escassos.

Nasceu no dia 14 de agosto em Cristais, e se mudou para Arcos em 1958, ao ser convidado para atuar na Escola Comercial Arcoense (Colégio Dom Belchior), onde contribuiu na implantação do ensino de Segundo Grau.

Ainda na Educação, teve importante participação na fundação da Escola Estadual “Dona Berenice de Magalhães Pinto”. Anos depois, auxiliou nos processos de implantação dos cursos de Segundo Grau e Magistério na referida escola.

Reivindicava veementemente a necessidade de uma faculdade no município. Reivindicação atendida pela prefeita Hilda Borges de Andrade, com a implantação da PUC Minas.

Entusiasta da Arte e da Cultura, criou coral em Arcos, encenou peças, promoveu Festival Sertanejo, incentivou a arte de declamar poesias, a promoção de festas juninas, a Folia de Reis, os desfiles Cívicos e as práticas esportivas.

É, sem sombra de dúvidas, o maior comunicador da história do município. O desejo de ser voz para muitos daqueles que não têm este espaço de fala dentro da sociedade o fez ser inventivo e assertivo em ações de comunicação de massa. A bordo de um Fiat 147, com som de corneta, fazia anúncios gratuitos pelas ruas.

Também se dedicou à escrita. Fundou o jornal impresso Folha de Arcos, em 1988.

É ainda um dos precursores do rádio na cidade. Em 1981, conseguiu outorga de uma Rádio AM, a Rádio Cidade. Em 25 de julho de 2008, criou a Rádio Vertical.

Morreu em 9 de novembro de 2012, por falência múltipla de órgãos, mas seu legado ecoa aos dias de hoje pelo importante profissional e cidadão que foi em nossa cidade, e no desejo de todas as pessoas que de fato são comprometidas com o município, e que sabem que mais importante que falar, é trabalhar por uma Arcos cada vez mais melhor.

Alessandro Ribeiro é jogador de beach tennis e filho de Roulien. Presente ao evento de inauguração da quadra, ele comentou sobre a emoção de ter o pai eternizado na obra, “Queria agradecer a Administração por esta homenagem ao meu pai. E tenho certeza que de onde ele estiver, ele estará muito satisfeito por ver estas crianças jogando nesta quadra maravilhosa, a melhor da região”.