Mais de 2 mil pessoas têm a temperatura aferida em barreiras sanitárias

Município intensifica fiscalização para identificar pessoas que possam estar com sintomas da Covid-19; multas são aplicadas na zona rural de Arcos

• Segunda-Feira, 22 de março de 2021

Da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Arcos. Foto: Divulgação

Com a proposta de ajudar a conter o ciclo de contaminação do novo Coronavírus em Arcos, a Prefeitura Municipal, por meio da Vigilância Sanitária, vem adotando medidas de controle na circulação de pessoas e fiscalização no cumprimento do Decreto Municipal 5.903 (BAIXE-O AQUI).

Uma das iniciativas vem sendo a implementação de barreiras sanitárias itinerantes na cidade. Só nos últimos três dias, 2.217 pessoas foram abordadas e tiveram a temperatura aferida. Nenhuma delas estava com febre, caso estivesse, seria encaminhada para atendimento médico.

As barreiras sanitárias também têm como objetivo identificar veículos que possam trazer bebidas alcóolicas para a venda em Arcos, o que está terminantemente proibido por causa da Lei Seca. A fiscalização ainda visa identificar transportes coletivos que estejam circulando pelo município com capacidade acima de 50% de lotação, que é o máximo permitido pelo Decreto Municipal.

O corresponsável pela Vigilância Sanitária, Ricardo Xavier, comenta que a população tem aceitado bem a fiscalização e compreendido que ela é necessária para o bem coletivo. “Neste momento de alta no número de casos positivos e óbitos no município, contamos com a colaboração de todos, mantendo os cuidados necessários e utilizando a máscara, que é um dos itens essenciais para a proteção. Fique em casa. Proteja-se. E ajude a proteger a sua família e a sociedade como um todo”.

As barreiras vão continuar por tempo indeterminado. Além de fiscais sanitários, integram a força-tarefa da fiscalização funcionários públicos em cargos comissionados e concursados que se voluntariaram a contribuir com o município neste momento.

MULTAS. Nesse final de semana, quatro pessoas foram multadas na zona rural, região conhecida como ‘Poço das Aranhas’. Cada uma delas deve pagar multa de R$100.

A Vigilância relembra que estão proibidas festas, aglomerações e até visitas sociais nesta fase que Minas Gerais está na ‘Onda Roxa’, dentro do plano Minas Consciente,

O telefone para denunciar irregularidades é: 98823-4978.