Lote sujo: Setor de Postura divulga número de multas emitido no município

Dengue: Finalizado o prazo da notificação coletiva, aproximadamente 250 proprietários de lotes, que se encontram sujos, já foram multados

Da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Arcos

Fotos: Asscom/Prefeitura

Terminado o prazo especificado da Notificação Coletiva, emitida pelo Serviço de Vigilância Epidemiológica e Fiscalização do município de Arcos, (20/12/19 a 30/12/19) deu-se início à aplicação de multa aos proprietários de lotes e terrenos que se encontram sujos e em desacordo com o Código de Posturas da cidade.

Esses imóveis se encontram na região central, Jardim Bela Vista, Planalto, Eldorado, Juca Dias, São Judas, Juá Jardim Canadá, Brasília, Macedos e São José. De acordo com os termos previstos na Lei 2.253/09, o valor da multa é de R$293,70.

O trabalho dos fiscais do Código de Postura segue no sentido de combater a proliferação do mosquito Aedes aegypti, vetor do vírus da dengue. O último Levantamento Rápido de Índices de Infestação pelo Aedes aegypti (LIRAa) do município de Arcos, divulgado em outubro de 2019, apontou 2,1%, sendo considerado, de acordo com o Ministério da Saúde, como de Médio Risco.

Conscientização

O que tem também tem chamado a atenção dos fiscais é a falta de conscientização por parte de uma parcela da população, que ainda joga lixo às margens de vias públicas. Essa atitude irresponsável ocasiona sérios problemas para o meio ambiente, como entupimentos de bueiros e contaminação de rios e nascentes, além de acumular recipientes que servem de criadouro do mosquito. “Precisamos despertar o senso de responsabilidade em tirar 10 minutos por semana para monitorar nossa residência, principalmente os quintais”, alertam.

Ajuda mútua

É fundamental que a comunidade entre nesta luta de verdade, já que, ainda de acordo com o LIRAa, a maioria dos focos observados na cidade se encontra em imóveis habitados (90%).