Lactário Municipal: Recuperandos da APAC participam de curso de produção de salgados e mini pizza

Iniciativa tem como objetivo proporcionar a profissionalização e inclusão de pessoas em situação de vulnerabilidade social

O Governo de Arcos, por meio da Secretaria de Desenvolvimento e Integração Social, do Programa de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho (ACESSUAS), realizou na última terça-feira (04), no Lactário Municipal ‘Dr. Moacir Dias de Carvalho’, a oficina de produção de salgados simples e de mini pizza para os recuperandos da Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (APAC) de Arcos / MG.

As atividades foram ministradas pelo instrutor voluntário, Tasief Dias, que é funcionário público e presta serviços como cantineiro na Creche Municipal ‘Pablo Victor de Sousa Lima’. A oficina teve a carga horária de 04 horas/aula e possibilitou o conhecimento sobre produção de salgados, além de técnicas de comercialização de produtos.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento e Integração Social, Otávio Miranda, este é o segundo curso de capacitação profissional realizado no Lactário Municipal e tem como objetivo promover a cidadania de pessoas em situação de vulnerabilidade social. “Esta ação vai de encontro com o nosso planejamento estratégico de promover o acesso ao conhecimento profissional, ampliando as suas possibilidades de se ingressarem no mercado de trabalho”, salientou.

Já para a encarregada de Segurança da APAC, Laísa Eduarda, esta oportunidade proporciona novas perspectivas nos recuperandos. “É muito importante este curso de capacitação para os recuperandos, principalmente na melhora da auto-estima e no aprendizado profissional, além da possibilidade de ressocialização”, disse.

Segundo o voluntário e cantineiro da Creche Municipal ‘Pablo Victor de Souza Lima, Tasief Dias, ser voluntário deste projeto estimula o ajudar o próximo. “Eu gosto de levar dignidade aos meus semelhantes e oportunizá-los novos conhecimentos. O mais interessante é que todos demonstraram bastante interesse em aprender, uma qualidade para quem deseja nova vida”, destacou.

Nota de Esclarecimentos

A Prefeitura de Arcos, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Integração Social, esclarece que a distribuição do pão e do leite de soja realizado, através do Lactário Municipal “Dr. Moacir Dias de Carvalho”, terá seu restabelecimento normalizado a partir do início de fevereiro de 2019 (conforme acontece todos os anos).

Oportunamente, informamos que a suspensão temporária do fornecimento ocasionou-se devido a vários problemas apresentados simultaneamente em alguns dos equipamentos que compõem a estrutura do Lactário Municipal e também devido a algumas adequações que estão sendo realizadas no local, acatando recomendações da Vigilância Sanitária.

Importante ainda ressaltar que neste período, estão sendo realizados cursos de capacitação e qualificação profissional voltados para os usuários da secretaria. Neste sentido, reforçamos nosso empenho em manter este essencial serviço à população

FOTOS