Laboratório do Hospital Municipal São José passa por melhorias

Objetivo é proporcionar mais conforto, segurança, agilidade no atendimento e redução de gastos.

• Sexta-Feira, 14 de julho de 2017
  • Saúde

A fim de aperfeiçoar o atendimento, reduzir gastos e trazer mais conforto e segurança aos usuários do Hospital Municipal São José (HMSJ), o Laboratório de Análise Clínica Dr. João Vaz Sobrinho passou por melhorias. De acordo com a diretora do Hospital, Aline Arantes, foram instalados novos equipamentos de análise em bioquímica, foi realizada a estruturação física interna do laboratório conforme exigências da Inspeção Sanitária de 2016 e, além disso, o HMSJ implantou um sistema de reorganização quanto à fila de espera visando atender de forma especial os grupos de risco, como idosos, gestantes e diabéticos. Dessa forma todos os pacientes que necessitarem de exames deverão pegar uma senha. Neste primeiro semestre de 2017 mais de 53 mil exames já foram realizados.

“Nossa preocupação sempre foi de gerar conforto aos usuários que aguardam pelo atendimento, com essa reorganização os pacientes poderão contar com mais agilidade no atendimento, além de maior comodidade e segurança. Ainda, devido às melhorias será possível aprimorar o processo de qualidade de serviço, gerar maior confiabilidade nos resultados e reduzir gastos, já que os novos equipamentos substituirão muitos serviços de locação”, informou.

A diretora ainda frisou sobre a importância do laboratório dentro do hospital propiciando diretamente na agilidade dos resultados. “A existência de um laboratório dentro do próprio hospital, permite que a equipe médica tenha com muito mais rapidez os resultados dos exames laboratoriais, agilizando os diagnósticos e consequentemente tratamentos. Todo esse serviço proporciona mais conforto e melhora no atendimento para toda a população de nossa cidade”, concluiu.

O laboratório funciona 24h para quem está em observação no Pronto Socorro do Hospital Municipal São José de Arcos e também atende outros usuários que necessitam deste serviço mediante a solicitação médica no horário de 7h as 16h30. O local oferece vários exames de rotina, incluindo as especialidades de bioquímica, hemograma, urinálise e parasitologia e também realiza o serviço de coleta, no qual o paciente poderá chegar com o pedido e fazer o exame de segunda à sexta-feira, no horário de 7h as 09h para exames de rotina e entrega dos resultados conforme agendamento no horário de 10h até as 16h30.

Ainda, de acordo com a responsável técnica do hospital Raíssa Rodrigues Vieira, o laboratório possui controle de qualidade mensal expedido pelo programa nacional de controle de qualidade e obtém o resultado anual de excelência.

“O laboratório é muito importante para a comunidade e as melhorias farão com o que o serviço oferecido seja ainda melhor. Contamos com uma equipe qualificada e por isso o local destaca-se pelo bom atendimento e pela qualidade no serviço. Outro fator muito importante é que qualquer usuário pode ter acesso a este serviço e fazer exames conforme solicitação médica” finalizou.

Protocolo de atendimento para realização dos exames no laboratório

- Para realizar exames no laboratório municipal é importante saber que todos os exames serão agendados e atendidos somente mediante a solicitação médica, além disso, haverá um processo de agendamento para os exames junto à recepção do laboratório.

- Os exames de urgência em horário administrativo são atendidos no momento solicitação

- Os exames de urgência fora do horário administrativo dos pacientes internos do Hospital Municipal São José de Arcos são realizados 24h pelo serviço de sobreaviso do laboratório.

- No caso de pacientes com grau de dependência maior (acamados com dificuldade de locomoção) o laboratório disponibiliza o serviço de coleta em domicilio previamente agendado.

- Horário de coleta de 7h as 9h.

- Horário para entrega de resultados de exames ocorre a partir do horário das 9h até as 16h30.

Lista dos exames realizados no Laboratório

Hemograma

Potássio

Ácido úrico