Investimentos em PSFs transformam a Saúde Pública de Arcos

Compra de equipamentos, criação de nova unidade, instalação de prontuário eletrônico foram algumas das ações feitas pela Prefeitura de Arcos

• Sexta-Feira, 29 de maio de 2020

Da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Arcos

Foto: AssCom

Desde que foi criado o Programa de Saúde da Família (PSF) a saúde pública em Arcos se transformou. E mais do que a disponibilidade desse serviço, foi a ampliação que ele ganhou na Administração Municipal 2017/2020. A cidade recebeu o reforço de mais uma unidade, desmembrou outras duas que funcionavam no mesmo local e melhorou a dinâmica de atendimento. De 2017, até agora, já foram mais de um milhão de atendimentos.

Para otimizar ainda mais, todos os PSF’s receberam o Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC). Com o novo método, os pacientes têm toda sua ficha médica compartilhada, desde o atendimento até a consulta, possibilitando mais eficiência em todo o processo.

Além disso, os médicos estão disponíveis durante todo o período de funcionamento das unidades. Assim, não existe mais afogamento nas consultas e o cidadão consegue ser atendido mais rapidamente, já que a agenda ficou mais ampla. Cada PSF atende cerca de 27 consultas médicas diariamente.

Outro olhar diferenciado foi a criação do PSF do bairro Floresta. Antes, os moradores da região eram atendidos na unidade do PSF Zona Norte, que já estava sobrecarregada com o número de usuários. A abertura, possibilitou um atendimento específico para uma região que cresceu muito, com os novos loteamentos.

Já o PSF do bairro São Vicente ganhou casa nova, uma vez que ele era integrado ao do bairro Santo Antônio. Com a mudança, a duas unidades oferecem mais conforto, principalmente para os funcionários que se apertavam em uma pequena sala de reuniões.

MELHORIAS

Visando oferecer um serviço de qualidade a todos, a Prefeitura de Arcos adquiriu equipamentos para dar melhores condições aos usuários e funcionários. A Secretaria Municipal de Saúde adquiriu ares-condicionados, bebedouros, balança digital, computadores, impressoras copiadoras, cinco carros e câmaras frias para sala de vacina.

As câmaras frias foram instaladas nos PSFs São Vicente e Zona Norte e, em breve, todas as unidades terão salas de vacina. Com isso, as doses, que são caras, ficam armazenadas de forma mais adequada e não correm risco de perder.

EXAMES

Para alcançar resultados mais eficazes, outra medida que foi tomada pela atual administração é o envio de exames laboratoriais para o PSF de origem de cada usuário. Dessa maneira, ao pegar o resultado do exame na unidade, a consulta de retorno já é marcada e todo o histórico do paciente fica registrado.