Integrante da Feira do Produtor Rural é homenageado em cerimônia de comemoração dos 70 anos da EMATER-MG

O jovem participa de vários programas desenvolvidos com recursos da Prefeitura de Arcos

Para comemorar o aniversário dos 70 anos da EMATER-MG as unidades regionais promoveram solenidades com homenagens a vários destaques do setor agropecuário. Paulo Henrique, filho de Roberto Francisco 'Geraldo Índio' e Neusa Maria Damasceno, residentes na comunidade rural do Barreiro em Arcos. Ele é um jovem agricultor familiar foi homenageado em Divinópolis / MG, sede regional da EMATER-MG, representando os agricultores familiares de 32 cidades do centro oeste de Minas Gerais.

A família do Paulo Henrique, participa das políticas públicas como Feira do Produtor de Arcos, PRORUAL de Arcos - Programa de desenvolvimento rural com recursos da Prefeitura de Arcos e gerenciados tecnicamente pela EMATER-MG, Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Plano Brasil Sem Miséria e Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), além do acesso ao crédito rural. Segundo Zenaido, "Paulo representa a sucessão no campo e ampliação da força da Agricultura familiar".

A EMATER-MG Arcos, está há 55 anos no município, em sintonia com as famílias rurais, Prefeitura Municipal, Câmara de Vereadores e vários outros parceiros. Em todas essas oportunidades a Prefeitura e Arcos está diretamente envolvida junto com a EMATER-MG Arcos. Segundo  o gerente regional da EMATER-MG, Helder Evangelista, "é importante levar aos agricultores as tecnologias desenvolvidas para aumento de produção e produtividade, sendo fundamental para os avanços conquistados na agropecuária brasileira. Segundo ele, mais importante ainda é o continuo processo de relação de confiança estabelecido com as famílias rurais", salientou.

Para o prefeito, Denilson Teixeira, "esta homenagem é mais um incentivo para que os nossos jovens agricultores, possam estejam engajados nas atividades rurais, obtendo o reconhecimento no tempo devido. O envolvimento da Prefeitura objetiva fortalecer as ações da EMATER no município, por entender que essa empresa tem compromisso social" conclui.

A EMATER-MG completou neste mês de dezembro, 70 de existência. É vinculada à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento e está presente em aproximadamente 790 municípios dos 853 do Estado, com atendimento a cerca de 400 mil famílias de agricultores familiares a cada ano. A solenidade foi marcada por homenagens a funcionários e parceiros da empresa. Mas também foi um espaço de reflexão sobre a importância e desafios do serviço de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater).

Desafios e oportunidades

FOTOS