Com o objetivo de conscientizar a sociedade quanto à capacidade da pessoa com deficiência de ocupar os mais variados postos de trabalho e de tornar estas pessoas cidadãos, cuja dignidade seja garantida através da inserção nas empresas locais, a Associação de Surdos do Alto São Francisco (ASASF), em parceria com a Secretaria Municipal de Integração Social, promoveram no dia 31/03, sexta-feira, na Casa de Cultura de Arcos, a 1ª Edição do DIA D - o Dia de Inclusão da Pessoa com Deficiência e dos Beneficiários Reabilitados do INSS no Mercado de Trabalho. Este evento contou com a importante participação dos seguintes palestrantes:
Além destes colaboradores, foi muito gratificante conhecer exemplos de instituições que atuam na inclusão tanto no trabalho, como também nos esportes. O Sansei Ideraldo, da Academia Bansai, apresentou alguns de seus alunos e dentre estes, duas campeãs surdas com suas inúmeras medalhas.
As empresas FENEIS, Rede Cidadã e M.Roscoe provaram que vale a pena acreditar no potencial produtivo da pessoa com deficiência, pois todas elas já têm experimentado este tipo de envolvimento.
O evento ocorre anualmente em todo o Brasil com o propósito de incluir a pessoa com deficiência no mercado formal de trabalho. Após várias reuniões preparatórias, foi criada a Rede de Inclusão da Pessoa com Deficiência no município, composta por representantes do Ministério do Trabalho, do Sistema Nacional do Emprego - SINE, da Secretaria de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social - SEDESE, do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, da Associação de Surdos do Alto São Francisco - ASASF, da Associação dos Deficientes do Oeste de Minas - ADEFOM.
A Rede de Inclusão da Pessoa com Deficiência tem o intuito de propiciar a inclusão social e profissional de pessoas com deficiência no mercado de trabalho e tiveram a oportunidade de fazer o cadastramento com as funcionárias do SINE - Arcos para uma oportunidade de emprego e também de empresas que desejam disponibilizar vagas para deficientes.
Para finalizar o dia, das 20 às 22h, também na Casa de Cultura, o público pode conferir diversas apresentações artísticas e esportivas onde os protagonistas são as pessoas com deficiência. O Grupo Corpo Vivo abriu as apresentações, seguido pelos "Karatecas de Cristo", sob os cuidados do Sansei Gersão e a Pastoral dos Surdos da cidade de Divinópolis apresentaram um teatro todo em Libras.
O evento contou com a presença de várias pessoas com deficiência auditiva e visual e seus familiares, também alunos da APAE, o Prefeito Denilson Teixeira, vice-prefeito Halph Carvalho, o Presidente da Associação de Surdos do Alto São Francisco Sérgio Augusto, o Vereador Rodrigo César Carvalho Pefister.
De acordo com secretário de integração social, Sérgio Veloso, o evento é um marco histórico na cidade de Arcos e consolida um dos objetivos principais da atual administração que é propiciar às pessoas que são vitimas de algum tipo de exclusão social, sua integração, bem como de toda sociedade, empresariado e terceiro setor, na busca de diminuir a desigualdade social e primar pelo principio da dignidade da pessoal humana.
Sexta-Feira, 17 de janeiro de 2025
Domingo, 12 de janeiro de 2025
Sexta-Feira, 10 de janeiro de 2025
Sexta-Feira, 10 de janeiro de 2025
Quarta-Feira, 08 de janeiro de 2025
Quarta-Feira, 08 de janeiro de 2025
Quarta-Feira, 08 de janeiro de 2025
Terça-Feira, 07 de janeiro de 2025
Terça-Feira, 07 de janeiro de 2025
Esse site usa cookies. Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.
Política de Privacidade