Grávidas terão ultrassons eletivos gratuitos; ação é inédita na cidade

Só neste mês, o Governo Municipal disponibilizou 300 ultrassons em diversas especialidades à população

  • Segunda-Feira, 30 de maio de 2022
  • Saúde
  • Por: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Arcos

Mulheres grávidas que não tinham condições de pagar, e que não estavam em situação de risco, ficavam a gestação toda sem ultrassom. Esta situação se repetiu ao longo dos anos em Arcos. Até que este Governo entendeu a importância do exame durante o pré-natal e passou a disponibilizá-lo gratuitamente.

Já estão sendo oferecidos ultrassons obstétrico simples na Fundação Municipal de Saúde. Só na semana passada, 21 mulheres tiveram acesso ao exame. Para solicitá-lo, a grávida precisa que o obstetra do Posto de Saúde da Família faça o pedido. Depois, basta agendar o ultrassom na Fumusa.

É a primeira vez na história da cidade que o Governo Municipal disponibiliza ultrassons obstétricos simples a mulheres que não estão em situação de risco.

Prefeitura oferta 300 ultrassons em um mês

A dona de casa Luciana Aparecida Ribeiro, de 39 anos, perdeu o convênio médico após se separar do marido. Desde então, ela aguardava a oportunidade de fazer um ultrassom gratuito. Hoje, ela foi informada que seria uma das contempladas com o exame pelo Governo Municipal. “Eu precisava muito deste exame, mas não tinha condições de pagar. Estou muito feliz que a Prefeitura está me ajudando”.

A também dona de casa Marina da Cruz conta que chegou a fazer o orçamento de um ultrassom, mas não tinha R$300 para pagá-lo. “Estou muito satisfeita com esta iniciativa do Governo. Graças a Deus farei meu exame”.

O radiologista Douglas Carvalho é do triângulo mineiro e explica que o aparelho usado nos ultrassons de Arcos é de muita qualidade. “Poucas vezes eu vi um equipamento tão bom no sistema público de saúde”, conta ele, que tem formação pela Santa Casa de Ribeirão Preto, e pelo Hospital de Beneficência Portuguesa, também de Ribeirão Preto.

Os ultrassons ofertados pelo Município são em diversas áreas, inclusive, para homens que têm algum problema de próstata ou muscular.

Quem necessitar de exame, precisa pegar o pedido no PSF e, munido do documento, fazer o agendamento na Fumusa.  

Esse site usa cookies. Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.

Política de Privacidade