Governo Municipal cria o Projeto Reintegração - O caminho mais curto de voltar para casa

O lançamento foi nas dependências do Poliesportivo

O lançamento do Projeto Reintegração foi um sucesso, o prefeito Claudenir (Baiano), Dra. Kenia assessora jurídica, vários Secretários, Assistente Social do Município e o Defensor Público Dr. Ricardo falaram sobre o projeto e ressaltaram sobre a importância e oportunidade que os reeducandos vão ter com a criação dele.

O Projeto Reintegração é uma parceria entre o município de Arcos, Secretaria de Estado de Justiça Segurança Pública de Minas Gerais e tem o apoio do juiz titular da 2ª Vara da comarca de Arcos Dr.Tiago Ferreira Barbosa.

O projeto tem como objetivo promover a ressocialização, profissionalização e capacitação dos condenados que estão custodiados no sistema prisional com aproveitamento da mão de obra ociosa tendo como principal fundamento a busca da dignidade da pessoa humana.

A implementação do projeto foi possível por meio do termo de compromisso SEJUSP/NUPAR Nº 43638514/2022- TC: 3810/2022 celebrado entre o município de Arcos e o Estado de Minas Gerais que viabilizou o aproveitamento da mão-de-obra dos presos reclusos na unidade prisional- Presídio de Arcos I.

Com o projeto Reintegração os reeducandos após passarem por avaliação feita pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública e autorização do juízo da execução penal poderão realizar trabalho externo, saindo para trabalhar e retornando para o presídio todos os dias.  E ainda contarão com o benefício de redução de pena pelo trabalho (a cada 03 dias de trabalho, será remido 01 dia de pena) e serão remunerados pelo trabalho da forma estabelecida no termo de compromisso.

Inicialmente o projeto contará com 10 reeducandos do regime semiaberto e 02 reeducandas do regime semiaberto que desenvolverão trabalhos de limpeza, conservação urbana dos prédios públicos e ainda reforma e construção de bens públicos.

O prefeito Claudenir (Baiano) fez questão de estar presente no primeiro dia de trabalho dos reeducandos e ressaltou a importância do trabalho para se manter a dignidade. “A vida é um ciclo e precisamos ter a possibilidade de reiniciá-lo se algo não deu certo no meio do caminho. O trabalho é a forma mais segura de recomeçar, de enfrentar a vida com uma postura diferente perante nossa família e a sociedade. Nosso governo com o projeto reintegração vai ajudar a conduzi-los (reeducandos) para um novo recomeço para buscar uma vida digna e produtiva”.

Dr.Ricardo Silva - Defensor Público “ Gostaria de parabenizar o Prefeito Municipal, (Professor Baiano) e toda sua equipe, pela brilhante iniciativa e coragem de criar o projeto Reitegração, em que os presos no regime semiaberto podem trabalhar para Município.É importante ressaltar que os jovens que estão sendo contemplados pelo programa têm que agarrar com unhas e dentes essa oportunidade que lhes trará enormes benefícios, seja benefícios financeiros, com o salário que vão receber, seja pela remição, onde terão suas penas diminuídas com o seu trabalho.

Reafirmo que o poder público de Arcos está fazendo o seu papel de cuidar de seus cidadãos e no caso concreto está havendo uma verdadeira reintegração social proporcionando alcançar o fim da pena que a Ressocialização do sentenciado.

É importante mencionar também que o projeto está contando com o apoio do Dr. Tiago juiz de direito da Comarca e do Dr. Rafael, promotor de justiça, ambos responsáveis pela execução penal no município.

Por último saliento que a Defensoria Pública, em Arcos,  parabeniza a todo os envolvidos no Projeto Reintegração e está  a disposição para ajudar naquilo que for possível para a realização da justiça na Comarca e para conseguir, junto com todos a tão sonhada paz social”.

Ana Paula Torres (Assistente Social) “Este projeto é de grande importância para o município e para Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Integração Social de Arcos. Ajudei voluntariamente na implantação da APAC (Associação de Proteção e Assistência aos Condenados) e hoje vejo pela cidade frutos desse trabalho e veremos  muito mais neste novo projeto”. Concretiza

Kledson Souza (Secretário de Planejamento e Desenvolvimento Sustável) ressalta

“O Projeto Reintegração, pioneiro na região, será uma grande oportunidade de mudança, tanto pessoal quanto profissional dos reintegrandos. Os mesmos estarão contribuindo com o município de Arcos, prestando serviços de melhorias e benfeitorias em vias, praças e prédios públicos, parques entre outros. O projeto será um exemplo para outras cidades que poderão trilhar o mesmo caminho na promoção de nova oportunidades e reintegração de seus detentos na sociedade”.