Governo Municipal 2021-2024 inicia a desativação da antiga ETE

Moradores da Zona Norte podem ficar tranquilos, pois, em breve, não haverá mais o mau cheiro que incomoda, gera vômito e causa dor de cabeça

  • Por: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Arcos

Pejorativamente denominada de ‘pinicão’ por causa do mau cheiro, a antiga Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) está com os dias contados. A Prefeitura Municipal de Arcos iniciou, no último dia 3 de outubro, os trabalhos de desativação do espaço.

Os cerca de 60 milhões de litros de resíduos estão sendo drenados e transferidos para a Nova ETE, onde receberão tratamento. A expectativa é de que este trabalho de drenagem seja concluído em 60 dias. Em seguida, o tratamento será feito no lodo biológico (resíduos orgânicos) e o espaço já estará pronto para ser reutilizado. A meta deste Governo é transformar a região em uma área ecológica.  

O servidor público Hélcio de Oliveira, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, explica que o processo não é muito rápido, porque o esgotamento dos resíduos precisa ser feito de forma adequada, respeitando todas as políticas de preservação do meio ambiente. Hélcio é formado em Gestão Ambiental, com pós-graduação em Direito Ambiental, Auditoria e Perícia Ambiental, e tem especialização em Engenharia Ambiental.

A desativação da antiga ETE era um dos compromissos deste Governo, que está sendo concretizado. “Aqui é trabalho! Adeus, pinicão! A antiga ETE está com os dias contados. O mau cheiro também!”, comemora o prefeito de Arcos, professor Claudenir José de Melo-Baiano.

Notícia é celebrada pelos moradores da Zona Norte

Ana Aparecida Ludovino mora na rua da Gameleira há muitos anos e convive com o mau cheiro diariamente gerado pela antiga ETE. “A gente arrumava a casa e estava fedendo; ia almoçar e estava fedendo. É muito bom saber que a Prefeitura vai desativar a ETE”, comemora Ana Aparecida Ludovino.

Geraldo Fontineli dos Santos, também morador da Gameleira, está muito grato a este Governo se propor a solucionar o problema. “Agradeço muito pela retirada da ETE, porque a gente vem sofrendo muito com o mau cheiro, que ocasionava problemas de saúde”.

Esse site usa cookies. Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.

Política de Privacidade