Governo de Arcos realiza capacitação para entidades sobre novos métodos de prestação de contas através da Lei 13.019

Nesta terça-feira (20), o setor de Convênios da Prefeitura de Arcos, através das servidoras Evânia Ramos, Evani Araújo e Adriana Albuquerque realizaram uma capacitação com as entidades do município a fim de dar orientações, tirar dúvidas e explicar sobre os novos métodos de prestação de contas por meio da Lei nº 13.019.

Apesar de muitas prefeituras da região ainda não terem se adequado a esta lei, o Governo de Arcos desde o início do ano teve a preocupação em buscar conhecimento e correr atrás para se regularizar junto à nova legislação. Segundo as responsáveis, em 2017 as entidades farão apenas a prestação de contas anual, sendo que terão o prazo de 90 dias após encerrar o ano, para entregar toda a documentação. Porém, a partir de 2018 será cobrado a prestação de contas trimestral e a anual, conforme rege a lei.

Entre as entidades estavam o Asilo Pousada dos Berto, Sociedade São Vicente de Paula, Apae, Apac, Banco de Cadeiras de Rodas, Sociedade dos Pequeninos, Associação dos Artesãos (Associarcos) e Associação Comercial Empresarial (ACE/Arcos) que representa a Escola de Formação Gerencial - Sebrae.

Para Evani Araújo a capacitação foi muito importante, já que detalhou todo o manual de prestação de contas e orientou as entidades sobre a Lei nº 13.019 que entrou em vigor neste ano. "As entidades estavam com dificuldades para entender sobre as novas regras da lei e sobre os novos métodos de prestação de contas, portanto, foi importante nós dedicarmos este tempo para ensiná-los. Fizemos questão em detalhar todo o manual a fim de não deixar dúvidas. Foi muito importante essa ação", além desta declaração, a servidora ainda afirmou que durante a capacitação foi informado pelas entidades que Arcos está na frente quanto a adequação da lei. "Os representantes das entidades mostraram satisfeitos a cerca da capacitação sobre a Lei e informaram que Arcos está na frente comparado as prefeituras da região, pois muitas ainda não se adequaram".