Governo de Arcos promoverá curso de Libras para profissionais e alunos da rede municipal de educação

O Governo de Arcos, por meio da Secretaria de Educação, promoverá a partir da próxima semana o Curso de Língua Brasileira de Sinais (Libras) para professores e estagiárias da rede municipal de ensino e para uma mãe de aluna com deficiência auditiva e duas alunas, uma surda e outra com deficiência auditiva. O curso terá duração de quatro dias, no período da manhã e tarde, e será ministrado na sede da Secretaria Municipal de Saúde pelo professor Sérgio Augusto, que é pedagogo e pós-graduado em Libras.

A Semed ofertou vagas para todas as escolas da rede municipal de ensino e os profissionais interessados se inscreveram. Foram formadas sete turmas com cerca de 15 alunos em cada uma. Uma das alunas que participará do curso estuda na Escola Municipal Olinda Veloso.

De acordo com a professora da sala de recursos da rede municipal de ensino, Lourdes Rabelo Gomes, o curso tem o objetivo de proporcionar aos participantes maior aprofundamento no assunto. “O objetivo é proporcionar mais conhecimento sobre a língua de sinais para os atendimentos especializados com surdos e deficientes auditivos nas nossas redes educacionais. Todos ganham, os profissionais e o público assistido”.

Para o prefeito Denilson Teixeira, o Governo tem como preocupação a inclusão de pessoas surdas ou com deficiência auditiva na sociedade como um todo. “Este curso é muito importante. Proporciona para os profissionais maior aprendizado sobre Libras, garante aos alunos a inclusão social e expande para além dos muros de nossas escolas a convivência e adaptação de quem não tem deficiência auditiva ao mundo daqueles que possuem. Por meio da educação é possível apresentar esses ganhos e o Governo é focado nesta meta”, concluiu.