Governo de Arcos preza pela privacidade e integridade dos casos suspeitos e confirmados do COVID-19

Da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Arcos

Foto: freepik

Diante dos casos confirmados, a prefeitura tem feito o máximo possível para manter a privacidade e preservar a integridade dos pacientes, uma vez que, alguns já estão sofrendo preconceito da sociedade. “Isso é inaceitável, as pessoas precisam entender que o vírus já está circulante, independente de quem está ou não infectado. Muitas pessoas podem estar contaminadas e não apresentar sintomas, como já aconteceu em dois casos aqui”, explica a Coordenadora de Vigilância e Saúde, Ângela Margareth.

A enfermeira Aline Cristina Miranda Araújo conta que, todas as pessoas que convivem no mesmo lar com os doentes permanecem em isolamento social total por 14 dias, mesmo não tendo sintomas da doença. “As famílias que apresentarem pessoas infectadas com o COVID-19 assinam termo de responsabilidade relacionado ao isolamento familiar. Além disso, elas precisam estar disponíveis às ligações ou à visita dos profissionais da Secretaria Municipal de Saúde”, elucida a enfermeira.

A Secretaria de Saúde tem dado total auxílio aos casos confirmados no município, além de averiguar e monitorar as pessoas que tiveram contato com o paciente que obteve o resultado positivo para o COVID - 19. “Esses critérios ajudam a diminuir a circulação comunitária do vírus no município”, observa a coordenadora Ângela Margareth.

Outra orientação importante, é que sem a prática diária de isolamento social e de higienização expõe o indivíduo ao contágio da doença. Ângela Margareth, reforça que é inadmissível a prática do preconceito para com as pessoas em monitoramento ou que foram positivadas para o Coronavírus, principalmente por que toda pessoa está suscetível a ser infectada.