Governo de Arcos investe mais de R$235 mil na compra de medicamentos nos três primeiros meses de 2018

O valor de investimento estimado para o ano de 2018 é de R$950 mil. Apesar do valor já investido, os laboratórios têm atrasado a entrega e comprometido o fornecimento dos medicamentos para a população

• Quarta-Feira, 11 de abril de 2018

O Governo de Arcos já investiu na compra de medicamentos a quantia de R$235.849,74 mil somente nos três primeiros meses de 2018. O valor de investimento estimado para este ano por parte do município é de R$950 mil reais. Porém, apesar do alto valor já investido, um atraso na entrega de medicamentos está impossibilitando que a assistência à Saúde seja prestada com eficiência pelo município.

Segundo dados obtidos junto a farmácia municipal, as responsabilidades na aquisição de medicamentos são dividas entre a União, o Estado e o Município. Os laboratórios responsáveis pelo fornecimento dos medicamentos para os municípios são contratados por meio de processo licitatório realizado pelo Governo do Estado e eles não estão cumprindo com os prazos de entrega pré-determinados. Em 2017, os atrasos afetaram a entrega do terceiro e quarto ciclo de distribuição de medicamentos básicos e muitos itens ainda se encontram pendentes.

Nos três primeiros meses deste ano foram investidos R$188.716,12 em procedimentos de saúde - cirurgia, medicamentos, dentre outros - por meio de determinação judicial. Entre medicamentos, insumos, suplementos e serviços para a saúde já foram investidos pelo município R$47.133,62. Um total de mais de R$303 mil já foram empenhados pelo município para serem investidos na área da saúde em insumos, suplementos, medicamentos e outros serviços relacionados.

Em 2017, foi investido um total aproximado de R$1.529.226,82 em medicação e ações judiciais envolvendo a exigência de pagamento de medicação e ou cirurgias. Neste ano, para evitar a falta de medicamentos, como também ocorreu em 2017, o município também investiu na compra dos itens faltosos na farmácia. Porém problemas de falta de matéria prima e de logística dos laboratórios voltaram a comprometer a entrega dos medicamentos para a cidade. Esse fato ocorre em outras cidades de Minas que também são prejudicadas com o atraso destas entregas.

Segundo dados obtidos junto a farmácia municipal referentes a fevereiro deste ano, 11 medicamentos faltavam na farmácia naquela época. Para tentar sanar o problema o município está atento à situação e está tomando as devidas providências.

O prefeito Denilson Teixeira tem ciência dos atrasos e tem se esforçado para evitar a falta de medicamentos na farmácia municipal. “Estamos investindo na compra de medicamentos, mas os laboratórios não estão cumprindo com a entrega. As medidas judiciais cabíveis estão sendo tomadas pelo município para que os laboratórios cumpram com as obrigações firmadas na licitação que é realizada pelo Estado. Tudo o que podemos fazer dentro dos limites legais para não deixar a população prejudicada nós estamos fazendo. Não mediremos esforços para regularizar a situação, apesar de entendermos que a falta de uma matéria prima, por exemplo, pode interferir na entrega da medicação por parte dos laboratórios”.

Farmácia municipal

Dados obtidos junto a farmácia municipal revelam que cerca de 100 itens são disponibilizados para dispensa à população arcoense. Estima-se que no ano de 2017 foram dispensadas cerca de 7 milhões e 200 unidades de medicamentos e insumos pela farmácia municipal.

Todos os medicamentos são requisitados, armazenados e distribuídos pela farmácia municipal, e a dispensa ocorre na farmácia, UBS e Caps. A farmácia municipal, localizada na Fumusa, funciona de 7h às 16h e dispensa a entrega de medicamentos controlados e não controlados. Os controlados também são entregues no CAPS apenas para os pacientes acompanhados pela unidade. Os demais medicamentos são distribuídos nos Postos de Saúde da Família, a exemplo de dipirona, omeprazol, entre outros.