Governo de Arcos interdita parque aquático devido infestação de carrapatos

A medida é preventiva, por tempo indeterminado e visa otimizar ações da Secretaria Municipal de Saúde.

• Quinta-Feira, 23 de agosto de 2018
  • Saúde

O Governo de Arcos decretou na tarde desta quinta-feira (23) a interdição por tempo indeterminado do Parque Aquático Municipal Adriano Carlos de Oliveira devido a infestação de carrapatos na localidade. A infestação de carrapatos no local foi verificada pelo coordenador de Epidemiologia por meio de visita ao Parque Aquático e também por relatos de vizinhos do local. Em Arcos não há registros de casos de febre maculosa, por isso a medida é preventiva e visa otimizar ações da Secretaria Municipal de Saúde.

Com a interdição do local está proibida a entrada e circulação de pessoas nas dependências do parque sem autorização da Secretaria Municipal de Saúde. A presença de capivaras no local foi registrada pelo setor de Epidemiologia e o animal é hospedeiro da bactéria causadora da febre maculosa e um dos principais hospedeiros do carrapato estrela, que é o transmissor da doença e foi encontrado no parque.

De acordo com o coordenador da Epidemiologia, Tiago Carvalho, todas as medidas cabíveis para evitar o registro de casos da doença no município estão sendo tomadas. “Estamos em constante vigilância. Com o decreto temos mais autonomia de ações. Pedimos a colaboração da população para que respeite a interdição do local. A medida é preventiva, mas com os esforços da Administração e a colaboração de todos conseguiremos manter o município sem o registro da doença”, reforçou.

Encontro de pipas

Devido a medida de interdição do Parque, o Encontro de Pipas que seria realizado no local no próximo sábado (25) pelo Projeto Garoto Cidadão em parceria com o Governo de Arcos foi transferido para o campo da Associação.