Quinta-Feira, 12 de dezembro de 2024
O Governo de Arcos, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, deu início nesta terça-feira (13) à limpeza da cidade. Em uma ação inovadora, a prefeitura licitou a terceirização ampla dos serviços de limpeza urbana e do controle do aterro sanitário.
A empresa vencedora da licitação é a Vina Equipamentos e Construções Ltda. O maquinário utilizado pela prestadora de serviços já se encontra no galpão alugado pela empresa, que instalou escritório na cidade para melhor servir a população.
Esta é a primeira licitação referente a limpeza urbana realizada no município que envolve a contratação de mão de obra e equipamentos; coleta e transporte de resíduos sólidos; operação, manutenção e monitoramento do aterro sanitário; varrição de vias e logradouros públicos, fornecimento de equipe multi-tarefas para execução de capina, roçada, pintura de meio fio, raspagem de terra e lama, entre outros. Em outras gestões eram contratados apenas os serviços relacionados a mão de obra e equipamentos.
A nova modalidade de contratação permitirá para o município uma maior economia, que poderá ser percebida a médio e longo prazo. Os serviços prestados pela Vina Equipamentos e Construções Ltda garantirão atendimento a toda a cidade, sem interrupção, sendo os equipamentos mantidos pela empresa de maneira a isentar a prefeitura de gastos com maquinários, a exemplo de caminhões.
Limpeza urbana em 2017 e o Processo Seletivo
Em 2017 a limpeza urbana foi realizada em Arcos por meio da contratação apenas de mão de obra, ficando os servidores sob a responsabilidade da Secretaria de Meio Ambiente. Porém, diante da obrigatoriedade de realização do Processo Seletivo e da denúncia infundada realizada junto ao Tribunal de Contas do Estado envolvendo a realização da seleção, os serviços nessa área foram suspensos por falta de mão de obra. Dos 70 servidores contratados, 40 não puderam ser recontratados o que agravou a situação da limpeza urbana, incluindo os serviços de jardinagem em canteiros de avenidas, praças e jardins.
Com as frequentes chuvas a situação se agravou. Mas mesmo trabalhando com poucas pessoas no setor, os principais pontos da cidade foram mantidos limpos e a manutenção dos demais serviços foi realizada com base em cronograma de serviços.
Com a contratação da empresa nos moldes atuais, a limpeza foi restabelecida em toda a cidade e de acordo com o secretário de Meio Ambiente, Robson Correia, o município só tem a ganhar com estas inovações. “Uma licitação desse porte evita grandes investimentos próprios do município em equipamentos, caminhões compactadores, containers de lixo, a manutenção dos equipamentos atuais e traz vantagens para os cofres públicos municipais”.
Para o prefeito Denilson Teixeira a limpeza da cidade realizada nos atuais moldes reforça o compromisso da gestão pública realizada pela atual Administração. “A terceirização da mão de obra e dos equipamentos traz muitos ganhos para o município que serão vistos a médio e longo prazo. Conseguimos melhorar muito a prestação de serviço que chega até a população, tornando-a mais ágil e eficiente. Estendemos essa assistência a outras áreas que antes não tinha atendimento. Além disso, vamos gerar economia para o município que não terá mais que arcar com manutenções de maquinários e equipamentos. Isso é gestão, é compromisso com o dinheiro público e com a população. Tenho certeza que muito em breve todos os arcoenses vão sentir esse benefício na porta de suas casas”.
Quinta-Feira, 12 de dezembro de 2024
Segunda-Feira, 09 de dezembro de 2024
Sexta-Feira, 06 de dezembro de 2024
Quarta-Feira, 04 de dezembro de 2024
Segunda-Feira, 02 de dezembro de 2024
Terça-Feira, 19 de novembro de 2024
Segunda-Feira, 18 de novembro de 2024
Terça-Feira, 05 de novembro de 2024
Quarta-Feira, 30 de outubro de 2024
Sexta-Feira, 25 de outubro de 2024
Esse site usa cookies. Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.
Política de Privacidade