Governo de Arcos iniciará campanha de vacinação contra Influenza A (H1N1) no próximo dia 23

A vacinação dos grupos prioritários será finalizada no dia 1º de junho. Segundo dados do setor de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde cerca de 9 mil pessoas compõem este grupo e a meta é vacin

• Quarta-Feira, 18 de abril de 2018
  • Foto: A campanha terá início no próximo dia 23 de abril

A campanha terá início no próximo dia 23 de abril

O Governo de Arcos, por meio da Secretaria municipal de Saúde, iniciará no próximo dia 23, obedecendo ao calendário nacional, a Campanha de Vacinação Contra o Influenza A (H1N1). Com exceção apenas da Fumusa, a vacinação ocorrerá em todas as Unidades de Saúde da cidade, e na unidade da Ilha, de 8h às 11h e de 13h às 16h. No dia 12 de maio será realizado o ‘Dia D’ de vacinação em todas as unidades, com exceção da Fumusa, de 8h às 16h30.

Ao todo, cerca de nove mil pessoas estão no grupo prioritário na cidade e a meta é vacinar 90% deste total. De acordo com a responsável pela imunização em Arcos, Ângela Margareti, o público alvo da vacinação é composto por idosos com idade acima de 60 anos, crianças de seis meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias, gestantes, mulheres com até 45 dias após o parto, trabalhadores da área de saúde, pessoas portadoras de doenças crônicas e professores da rede pública e particular de ensino.

Segundo Ângela Margareti, a vacinação contra o Influenza tem o objetivo de reduzir a mortalidade, as complicações e as internações por causa das infecções causadas pelo vírus e a vacina combate três dos tipos mais severos do vírus da gripe tendo apenas duas contraindicações. “As únicas reações que ocorrem, onde há relatos médicos, foram notadas em pessoas alérgicas a ovo, gema do ovo, e as pessoas que tem síndrome de Guillain-Barré. Não há outros relatos médicos relacionados a contra indicações a esta vacina”.

Para se vacinar, o paciente deverá comparecer ao posto de saúde mais próximo da residência, portando o cartão de vacinação. Quem for portador de doença crônica precisa levar também a prescrição e o laudo médico informando todos os detalhes da doença.

Prevenção

De acordo com Ângela Margareti, cuidados básicos de higiene podem prevenir a contaminação pelo vírus Influenza.

* Lavar sempre as mãos com água e sabão, principalmente após tossir e espirrar, fazendo uso de álcool 70% logo em seguida;

* Utilizar lenços descartáveis;

* Deixar o ambiente sempre ventilado;

* Cobrir boca e nariz sempre espirrar ou tossir, evitando usar as mãos;

* Não compartilhar objetos de uso pessoal;

* Evitar aglomerações de pessoas;

* Evitar contato com pessoa doente, evitando abraços, beijos e apertos de mão.