Governo de Arcos inicia atividades do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência

Inauguração ocorre nesta quarta-feira (7), a partir das 10h na base descentralizada do Samu.

• Terça-Feira, 06 de junho de 2017

A Prefeitura Municipal através da Secretaria Municipal de Saúde irá inaugurar nesta quarta-feira (7), às 10h na base descentralizada do Samu, localizada na Rua José Arcanjo, nº 182, no Bairro Brasília, as atividades do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) 192. Através deste serviço a população contará com uma ambulância e quatro equipes de resgate formadas por oito profissionais da saúde, sendo três condutores socorristas e três técnicos de enfermagem. Além de duas ambulâncias que estarão disponíveis em Formiga e que atuarão de forma conjunta. A partir da atuação deste serviço todos os resgates de urgência e emergência passarão a ser de responsabilidade do Samu e não mais do Hospital Municipal São José, portanto a população deverá ligar diretamente para o número 192.

Conforme o secretário de Saúde, Vicente Reginaldo, a inauguração deste serviço será de grande valia para o município já que o Samu não representa apenas um serviço de resgate. "O Samu preconiza muito mais que o resgate, vidas são salvas devido ao atendimento e a agilidade do serviço. Todos os profissionais são treinados e capacitados para cuidar dos pacientes. No Samu há profissionais médicos, enfermeiros e muitos dos atendimentos são feitos por telefone com muita agilidade. Os serviços são todos protocolados e além disso, o Samu facilita a liberação de UTI's. Arcos e a região Centro-Oeste MG estará muito mais segura com este serviço", informou.

A unidade funcionará 24 horas por dia, todos os dias do ano. Vale ressaltar que as chamadas feitas pelo 192 serão concentradas na central de Divinópolis, onde um médico regulador terá incumbência de destinar o tipo de ambulância e decidir de onde irá partir o atendimento. Todas as ambulâncias contam com comunicação via web, telefone e GPS, e farão os atendimentos de urgência médica, clínica e de acidentados.

Contudo, a partir desta implantação é importante frisar que os serviços de urgência e emergência passam a ser responsabilidade do Samu, ou seja, em casos de acidentes e emergências no âmbito urbano e rural, deverá ser acionado o Samu, através do número 192.