Governo de Arcos inaugura maior obra da história do município

Arcos vive um dia histórico nesta sexta-feira (25). Com aproximadamente R$ 20 milhões em investimento, oito lagoas anaeróbias, uma lagoa facultativa e duas lagoas de polimento, o Governo Municipal inaugura a maior obra da história da cidade, a nova Estação de Tratamento de Esgoto (ETE).

A nova ETE tem capacidade de tratamento de 172 litros por segundo. Muito superior que a primeira construída e com vida útil prevista até 2040, a nova estação foi instalada em um terreno de oito alqueires, sendo no total 240 mil metros quadrados de área. Com estrutura adequada para um trabalho de extrema qualidade, após o processo de tratamento de esgoto, a eficiência de pureza da água que retorna ao rio chega a 97%, sendo que a extinção de coliformes fecais chega a 99,9%.

Na ocasião desta inauguração estavam presentes o prefeito Denilson Teixeira, o vice-prefeito Halph Carvalho, o presidente da Codevasf Antônio Avelino , os deputados federais Paulo Abiaquel e Jaime Martins, o deputado Estadual Fabiano Tolentino, o secretário de Meio Ambiente Robson Correia, vereadores, secretários e prefeitos de toda a região Centro-Oeste de Minas.

Conforme o vice-prefeito Halph Carvalho, a inauguração desta segunda ETE mostra que a cidade de Arcos é progressista e está à frente dos municípios de Minas Gerais, já que muitas cidades do estado ainda não possuem estação de tratamento de esgoto.

“Qual outra cidade já inaugurou duas ETE’s? Parabéns ao prefeito Denilson Teixeira pelas inúmeras vezes que cobrou da Codevasf a conclusão da obra para que fosse inaugurado o mais rápido possível e assim resolver o problema da comunidade da Zona Norte que tanto sofre com o mau cheiro. Este momento aqui, com toda a certeza representa um marco para o município de Arcos”, informou.

O deputado Federal Paulo Abi-ackel afirmou que Arcos vive um momento raro, pois inaugurar uma grande obra em tempo de crise no país demonstra que a atual gestão trabalha consciente e com responsabilidade com o dinheiro público.

“Eu ando por todo o estado de Minas Gerais e posso afirmar com certeza, Arcos está à frente com esta grande inauguração. Com a extrema dificuldade em relação ao Estado e a Nação, ser prefeito neste período é muito complicado, mas o Denilson tem se mostrado um gestor de muita competência. Quem dera houvesse mais pessoas como ele, a situação de Minas Gerais estaria diferente”, declarou Paulo Abi-ackel.

Quem também ressaltou a importância da inauguração foi o deputado Federal Jaime Martins, que informou que a Administração Municipal não mediu esforços para inaugurar a obra, começada em outra gestão. “É notável o trabalho do prefeito Denilson, pois muitos gestores que pegam uma obra iniciada, abandonam e deixam sem concluir. Esta gestão fez diferente, desde o início do mandato de Denilson Teixeira ele não tem medido esforços para finalizar a obra e assim, resolver de vez o sofrimento dos moradores da Zona Norte”.

O presidente da Codevasf Antônio Avelino Rocha de Neiva ressaltou a importância desta obra para a revitalização do rio São Francisco. “Hoje Arcos dá mais um passo rumo ao futuro. Esta obra é sem dúvida uma das mais importantes da região e vai de fato ser muito relevante no processo de revitalização do velho chico”. Ele ainda ressaltou a postura do prefeito municipal para que a obra fosse inaugurada. “Temos que reconhecer quando um jovem político mostra uma postura de responsabilidade com a coisa pública. Quantos casos já não vimos de prefeitos que não se empenham em dar continuidade em obra iniciadas por outras gestões. É essa postura que a população esperar dos bons políticos no Brasil”.

Por fim, o prefeito Denilson Teixeira ressaltou as notáveis participações das gestões anteriores na construção da nova ETE e ressaltou o povo arcoense como os principais donos da construção. "Uma obra desta magnitude é impossível ser construída por apenas uma gestão. Várias mãos se uniram para que no fim a grande conquista seja de apenas um: o povo de Arcos", concluiu.

Homenagem

A obra recebeu o nome de Antônio Martins de Miranda, conhecido por Toniquinho Vida e durante a cerimônia de inauguração os familiares foram chamados para receber uma homenagem. Os filhos de Tuniquinho Vida ficaram felizes e honrados e representados por Elza Miranda agradeceram. "É muita emoção e felicidade. Só temos a agradecer ao legado que nosso pai deixou e a essa homenagem, é muita felicidade para todos nós!", concluiu.