Governo de Arcos é destaque positivo na execução do Programa Nacional de Alimentação Escolar

Excelente desempenho garantiu ao município uma assessoria do Centro Colaborador de Alimentação e Nutrição Escolar do Instituto Federal do Sul de Minas

Da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Arcos

Fotos: Secretaria de Educação

De 26 a 29 de agosto, o Governo de Arcos, por meio da Secretaria de Educação sediou uma assessoria em Alimentação Escolar, ofertada pelo Centro Colaborador de Alimentação e Nutrição Escolar do Instituto Federal do Sul de Minas - CECANE IFSULDEMINAS. O município, juntamente com outros 32 (trinta e dois) foi selecionado para receber este assessoramento do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) devido ao fato de apresentar gestão positiva quanto ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

A assessoria aconteceu no auditório do Instituto Federal de Minas Gerais - IFMG, e contou com a participação de diversos atores sociais envolvidos na alimentação escolar do município, dentre eles: nutricionistas, merendeiras, gestoras escolares, membros do CAE (Conselho de Alimentação Escolar), agricultores familiares, técnicos da EMATER (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural) e alguns membros da entidade executora (Secretária Municipal de Educação, representantes da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente e do Setor de Compras).

Ao longo dos quatro dias de assessoria, foram desenvolvidas pelos agentes do CECANE várias ações, como: apresentação do PNAE aos participantes; análise de documentos e esclarecimento de dúvidas referentes ao programa; realização de visitas técnicas a escolas da zona urbana (Escola Municipal José Bonifácio Gonçalves, Escola Municipal Yolanda Amorim de Carvalho, Escola Municipal Antônio Davi Franco e Escola Estadual da Vila Boa Vista) e rural (Escola Municipal Sebastião Teixeira Borges) e execução de uma atividade de educação nutricional, que consistiu em visita dos alunos da Escola Municipal Professora Olinda Veloso na propriedade de um agricultor familiar, para conhecer a produção de alimentos que compõem o cardápio escolar.

A nutricionista responsável técnica do PNAE no município, Elaine Romano, afirma que a assessoria realizada pelo CECANE foi de extrema importância, uma vez que pontuou os desafios e motivou os envolvidos a buscar o aperfeiçoamento do trabalho executado na alimentação escolar. Já Aline L. Oliveira, nutricionista do quadro técnico, ressaltou que a abordagem dos assessores do CECANE (quanto ao PNAE) foi bastante esclarecedora e permitiu aos novos funcionários do município conhecer o programa e os atores sociais envolvidos.

FOTOS