Gestão comprometida: Aquisição de exames pontuais de diagnóstico da COVID-19 agiliza o tratamento rápido do paciente

Da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Arcos

Arcos não é uma cidade referência para o atendimento de pacientes infectados pela COVID-19, mesmo assim o município adquiriu quatro tipos de exames fundamentais para diagnosticar, tratar e transferir o doente para a cidade referente mais próxima.

Segundo explica a diretora do Hospital Municipal São José (HMSJ), Aline Arantes, a aquisição destes exames permite que, caso o paciente esteja contaminado, a transferência seja imediata. “Com os resultados em mãos é mais ágil conseguir vaga para os casos mais graves. Estas análises são pontuais para que o colega de outra cidade entenda a gravidade e libere a recepção da pessoa”, explica Aline.

Os exames adquiridos foram: o teste rápido da COVID-19, D-Dimero, PCR quantitativo e o de gasometria arterial (que deve chegar nos próximos dias). “No caso do D-Dimero, quase nenhuma cidade o tem; foi uma aquisição nossa para podermos dar segurança aos nossos cidadãos, no fechamento de um diagnóstico mais preciso”, conta Aline.

O paciente que chega com sintomas moderado ou grave no HMSJ, já é submetido aos testes que tem um resultado rápido. Cada exame gira em torno de R$ 80 a R$100.

A médica Emiliana Cintra Gonzaga explica que a aquisição da prefeitura foi pontual para fechar um diagnóstico. “Com os resultados em mãos, podemos até entrar com o anticoagulante antes da transferência e assegurar melhor o paciente. Se não tivesse esses recursos, seria necessário esperar um agravamento da doença para conseguir a transferência”, alerta Emiliana.

COMO FUNCIONA

• Os exames laboratoriais permitem analisar as alterações fisiológicas do nosso corpo. Essas alterações podem se manifestar de inúmeras maneiras, como por exemplo, aumento de Bilirrubinas, Creatinina, Transaminases, Desidrogenase Láctica, Velocidade de Hemossedimentação, Troponinas e Leucócitos, e diminuição de Albumina e Plaquetas.
  • Os exames de D- Dímero alteram em vários pacientes, especialmente os casos graves, sendo apontado como marcador prognóstico e reforça possibilidade da Coagulação Intravascular Disseminada (CID).
  • O exame de Proteína C Reativa altera na maioria dos casos, e juntamente com a Ferritina atuam como marcadores inflamatórios.

Esses exames complementares não tem a capacidade para detectar o coronavírus, porém, somado aos outros exames servirão como fechamento de diagnóstico.

• Já os testes sorológicos são fundamentais para detecção de anticorpos IgM e IgG contra o novo coronavírus, e serão realizados através do teste rápido.
  • A gasometria arterial mede o pH e os níveis de oxigênio e gás carbônico no sangue de uma artéria. Esse exame é utilizado para verificar se os seus pulmões são capazes de mover o oxigênio dos alvéolos para o sangue e remover o dióxido de carbono do sangue.

Ao todo, eles serão de fundamental importância para o diagnóstico e sucesso no tratamento, pois eles representam as alterações de maior destaque na doença.