Força - tarefa do Governo de Arcos efetua limpeza de lotes da Prefeitura

Secretarias municipais montaram em conjunto um plano de ação de combate a dengue que já está sendo efetuado

O Governo de Arcos, por meio das Secretariais de Meio Ambiente e Agricultura e de Obras e Serviços Públicos iniciaram, na semana passada, uma força - tarefa de limpeza de lotes da Prefeitura. Cerca de 100 terrenos pertencentes ao município têm recebido os devidos procedimentos de limpeza.

Os servidores das secretarias, através de um plano operacional de emergência, realizam o mutirão de capina, com duas (02) retro escavadeiras, um (01) trator de pneu, uma (01) máquina patrol e dois (02) caminhões. Os lotes da Prefeitura situados nos bairros Olaria, Pinheiros e Santa Efigênia já receberam essa ação de manutenção de limpeza.

Os proprietários de lotes particulares que não realizarem os procedimentos de manutenção, conforme o Código de Postura do Município, após notificação e o vencimento do prazo previsto em lei, receberão a aplicação de multa.

De acordo com o prefeito, Denilson Teixeira, o Governo de Arcos será vigilante na fiscalização dos lotes que estiverem em situação inadequada. “Nossos ficais estarão de plantão para notificar os proprietários que não efetuarem a limpeza de seus lotes, caso sejam notificados e não cumprirem dentro do prazo a devida manutenção, o município aplicará multa e outras medidas judiciais”, afirmou.

Plano de Ação de Combate a Dengue

O Governo de Arcos vem alertando a população desde setembro quando saiu o resultado do LIRAa, o qual apontou que 93% dos focos estão dentro de casas. Em dezembro, foi decretado estado de emergência e um plano de ação foi elaborado para combater o mosquito Aedes Aegypti.

Uma força - tarefa teve início na última semana. Entre as ações estão: limpeza de lotes da prefeitura; um grupo foi montado para multar lotes sujos de propriedade particular; início do mutirão que vai reunir cerca de 80 pessoas, nas regiões com maior número de notificações, inclusive foram convidadas entidades e empresas para participarem; foi criada uma ala especial no Hospital Municipal São José - com contratação de médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem e atendentes; a aplicação de fumacê Costal e Veicular desde dezembro.

Além disso, estamos com auxílio voluntário de um ‘drone’ para detectar lotes sujos e focos. Importante ressaltar que 93% dos focos estão nas residências e imóveis e que a participação da população no cuidado diário da sua residência é essencial. Nenhuma ação é tão importante quanto à das pessoas em suas casas. Vamos todos nos unirem contra a Dengue.

FOTOS