Escola da Boa Vista retoma as aulas com estrutura digna para os estudantes da rede municipal

Chega ao fim a novela do abandono e descaso com a escola municipal da zona rural de Arcos. Esta gestão reformou de fato o espaço. A partir de hoje (9), os estudantes já estão usufruindo de uma infraestrutura adequada onde podem estudar com segurança e qualidade

No final do ano passado, ocorreu a inauguração da reforma da Escola Municipal ‘Sebastião Teixeira Borges’, na comunidade da Boa Vista. Só que os moradores da região não conseguiam entender o que tinha sido inaugurado. “Eu nunca vi tanto descaso. A situação era péssima. Estava tudo horroroso”, descreve a cabeleireira Jéssica Rodrigues da Silva, de 30 anos, mãe do aluno Joaquim, de 9 anos.

Assim estava o telhado da escola no final do ano passado

Jéssica teve razão em se espantar. A situação da escola ‘recém-inaugurada’ era lastimável. Faltava parte do telhado, banheiro, cozinha... impossível alguém estudar naquele espaço. Desde o início deste ano, a Prefeitura de Arcos - por meio da Secretaria Municipal de Obras e Serviços - trabalhou de fato para que a reforma fosse feita e os alunos pudessem ter um local digno para estudar.

Mesmo supostamente 'reformada e inaugurada', as infiltrações estavam por toda parte

Era impossível usar os banheiros na forma que eles foram deixados

A parte principal da obra já foi concluída e os estudante retomaram as atividades presenciais nesta segunda-feira (9). “Foi muito emocionante chegar e ver os rostinhos dos alunos tão animados com o recomeço”, comemora a diretora da escola, Geórgea Corgozinho.

Na casa da cabeleireira Carolina Carla Geraldo Silva, de 28 anos, o clima também era de muita alegria entre ela e os filhos Beatriz e Bernardo, que estudam na ‘Sebastião Teixeira Borges’. “Que tristeza foi ver no final do ano passado aquela escola sem telhas. Está tudo diferente agora. Nós estamos muito felizes em ver o telhado novo e tudo o que foi feito para deixar a escola mais bonita. Ficamos muito satisfeitos com o resultado e com o retorno das aulas presenciais”.

Crianças e professores na nova Escola Municipal 'Sebastião Teixeira Borges', de fato, agora refromada pelo Governo 2021-2024

OBRAS

Para oferecer segurança aos estudantes, o telhado precisou ser refeito, inclusive, a parte de engradamento. Os banheiros também precisaram ser reconstruídos, e passaram a contar com revestimentos em azulejo, bancadas, vasos, lavatórios, torneiras, registros e válvula de descarga.

As obras chegaram à cozinha, que teve o espaço duplicado e foi construída uma despensa. Foram retiradas trincas, fissuras e infiltrações e feito o assentamento de piso em três salas. Toda a escola recebeu pintura.