Equipe da ACCCOM palestra o 'Novembro Azul' na UBS Jardim Bela Vista

• Saúde

Da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Arcos

Fotos: UBS Jardim Bela Vista

O mês de novembro, em que se reforça a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata, já está quase se findando, mas a campanha continua.

Hoje, 26/11, no PSF Jardim Bela Vista, um grupo de 30 homens da comunidade local acompanhou uma bela palestra, ministrada pela equipe de prevenção da ACCCOM (Associação de Combate ao Câncer Centro Oeste Minas) de Divinópolis. Eles tiveram, através das explicações, a exata noção de que é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens brasileiros e as maiores vítimas são homens a partir dos 50 anos, além de pessoas com presença da doença em parentes de primeiro grau, como pai, irmão ou filho.

Os participantes ainda puderam aferir a pressão arterial, passar pelo controle de glicose e receber pedidos de exames de PSA (que é um dos meios utilizados para detectar câncer de próstata).

O vice-prefeito, Halph Carvalho esteve presente e acompanhou toda a palestra. “Os PSFs do município de Arcos estão de parabéns! Tanto no Outubro Rosa, quanto no Novembro Azul estimularam a participação das comunidades assistidas e orientaram da melhor forma a prevenção dessa doença terrível. Em relação a essa palestra de hoje na UBS do Jardim Bela Vista, disse aos participantes que os tabus devem ser quebrados. O homem é sempre mais relapso que a mulher, em se tratando de cuidar da saúde. Isso tende a mudar a partir de manifestações como essas, que levaram muita orientação aos presentes”, disse.

Importante

De acordo com os sites especializados, adotar hábitos saudáveis diminui o risco de várias doenças, inclusive o câncer.

*Manter uma alimentação saudável e equilibrada;

*Não fumar.

*Identificar e tratar adequadamente a pressão alta, diabetes e problemas de colesterol

*Manter um peso saudável;

*Praticar regularmente atividades físicas.

FOTOS