Encontro Pedagógico pauta o início da segunda etapa do ano letivo

Da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Arcos

Fotos: AssCom Prefeitura

---------------------------------------------------------------------------------------------------

O Governo de Arcos, através da Secretaria de Educação realizou no início desta semana um belo encontro pedagógico, voltado para os educadores das Escolas e Creches Municipais.

O gestor do município, Denilson Francisco Teixeira também fez questão de participar das palestras, que aconteceram no auditório da PUC Minas, e que lembraram dos desafios e dos novos paradigmas da educação contemporânea. Desafios estes, de formar holisticamente alunos capazes de lidar com a velocidade da mudança. E para que a escola seja capaz disso, é necessário rever e alterar o modo como se dá a prática pedagógica.

A Base Nacional Comum Curricular - BNCC é apenas norteadora do fazer pedagógico. No entanto, são muitas as perguntas e que requerem respostas bem detalhadas, por exemplo: Como deve ser este novo fazer pedagógico? Como atuar de maneira eficiente e eficaz em sala de aula?

É exatamente em momentos de dúvidas que surgem as grandes ideias. Pensar juntos e buscar soluções se torna emergencial, para que a educação de qualidade seja efetiva. Foi exatamente para isso que o encontro aconteceu, para dirimir esses questionamentos e começar a agir de imediato, pois esses desafios já batem à porta das salas de aula.

Em seu momento de fala, o prefeito Denilson exaltou os grandes avanços no setor educacional do município. “Nossa educação é referência em todo o Estado! E muito desse ótimo desempenho se deve a este tipo de encontro aqui, onde as questões são amplamente debatidas e as soluções são apresentadas. Estão de parabéns todos os nossos educadores! ”.

A Secretária Sônia Teixeira também destacou - a informação, a comunicação, a determinação e a superação - como fatores fundamentais para o profissional da educação, que enfrenta desafios diários na sala de aula. “Nos preocupamos sempre em promover encontros com palestras, pois é um meio de oferecer oportunidade de capacitação e superação aos educadores. E isso se traduz em uma educação de qualidade para os nossos alunos”, pontuou.

Já a coordenadora de ensino Lilian Teixeira Garcia Gomes disse que repensar o que fazemos cotidianamente é essencial para melhorarmos nossas ações e nossos resultados. “Oportunidades como estas nos fazem melhor naquilo que nos propomos a fazer, trazendo bons resultados para nossos alunos, escola e comunidade escolar. Que outros encontros como estes venham a acontecer”.

Representantes do IFMG (Instituto Federal de Minas Gerais) também apresentou os cursos de formação continuada para os professores da rede municipal de ensino.

Mais pronunciamentos

A palestrante Marilene Teodoro, focou sua observação na rapidez dessas mudanças. “A educação contemporânea precisa ser repensada para lidar com a velocidade das mudanças. É renascendo e reformulando nossas práticas, que poderemos chegar o mais perto possível de uma educação de qualidade”.

Ailton Dias Melo, outro palestrante do encontro, destacou que uma viagem para dentro de nós se faz urgente, para buscarmos estas mudanças. “Na busca incessante que os novos tempos nos impõem, esquecemo-nos de como o ócio é grande aliado da criatividade. Correndo o tempo todo, perdemos a oportunidade de viver o hoje e de viver recomeços”.

Opinião

Fabiane Amantina de Oliveira, diretora da creche Maria da Glória Veloso, disse que a concretização de um evento com esta natureza se deve a todos aqueles que de forma direta ou indireta se envolveram. “Foi enorme e constante a partilha. Partilhamos incertezas, conquistas e muitas aprendizagens. É com grande alegria e satisfação, que nós da Creche Municipal Maria da Gloria Veloso agradecemos pelo importante aprendizado!”.

FOTOS