Em reunião emergencial, Governo de Arcos cobra ações da Copasa quanto à falta de água em Arcos

Copasa afirmou que para sanar o problema de forma imediata será realizada a ligação dos poços artesianos, bem como a contratação de caminhão pipa.

Após reclamações dos moradores de falta de água nos bairros de Arcos, a Prefeitura em caráter de urgência entrou em contato com a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) nesta segunda-feira (3) e na ocasião o secretário de Governo Otávio Miranda, juntamente o assessor de assuntos institucionais da prefeitura Geraldo Caetano, se reuniu com o diretor de Operação Sul da Copasa Frederico Delfino para cobrar ações a fim de sanar os problemas dos moradores.

Conforme a moradora da Rua Formiga, no Centro, Maria Luisa de Sousa Costa, o local está sem água a mais de uma semana. “Todos os dias ficamos sem água. Estou fazendo reforma em minha casa e foi preciso interromper o serviço por causa desse problema, além disso, todo o trabalho dentro da residência está comprometido, para limpar a casa, lavar a louça, está muito difícil, precisamos de resolver essa situação”, informou a moradora.

Além dela, a moradora da Rua São Geraldo, também do Centro, Marta Fernandes, informou que na casa dela só tem água durante a noite, quando na maioria das vezes está em desuso. “Precisei lavar as roupas, mas durante o dia não tinha água, por causa disso, foi preciso ligar a máquina na parte da noite. A nossa ajudante está arrumando a casa com a água da caixa, e por causa disso, até para tomar banho estamos ficando prejudicados”, concluiu.

A ouvidoria municipal esteve em contato com o gerente da Copasa de Arcos, Luis Carlos da Cunha que confirmou a falta de água e relatou que o reservatório está baixo.

Em reunião, o diretor Frederico Delfino afirmou que para solucionar a falta de água de forma imediata foi determinada aos responsáveis pela operação em Arcos a ligação dos poços artesianos bem como a contratação de caminhão pipa.

Plano de Ação

No início deste ano, o prefeito Denilson Teixeira exigiu da Copasa um plano de ação para que não falte água no município.

Foi apresentado um planejamento de execução da obra de captação da água do rio Candongas. Segundo Frederico, o projeto já foi aprovado e foi dado início às desapropriações necessárias. De acordo com o plano de ação apresentado pela concessionária, serão realizados ainda os processos de licenciamento ambiental, a regularização fundiária, a viabilização do atendimento com energia elétrica e a aprovação dos projetos específicos das travessias necessárias junto às concessionárias da ferrovia e rodovia. A previsão é que a obra tenha início em janeiro.

Posicionamento do Prefeito

Em reunião nesta manhã, o prefeito Denilson Teixeira solicitou à procuradoria que seja feito um relatório e caso continue faltando água é para aplicar a multa de R$ 20 mil reais por dia, determinados por liminar judicial.

Além disso, o prefeito esteve em Pará de Minas para conhecer a empresa Águas do Brasil que hoje é a fornecedora de água do município. Segundo relatou, a cidade que viveu uma das piores crises hídricas de Minas Gerais cancelou o contrato com a Copasa e fez a concessão com a Águas do Brasil. Hoje, Pará de Minas está com o problema solucionado. “Eu não vou permitir que falte água em Arcos. Tudo que estiver ao meu alcance fazer eu farei. Primeiro eu estou cobrando, mas se for necessário cancelar o contrato com a Copasa eu vou cancelar. Mesmo que este processo seja difícil, já que um novo contrato de concessão foi assinado em 2012, vamos lutar. O que não pode acontecer é a população sofrer por falta de investimento da empresa. Isso não vou permitir”, disse.

Denúncia

Em casos de falta de água, é muito importante que os moradores liguem para o número 115 da Agência Reguladora de Serviços de Abastecimento de Água e de Esgotamento Sanitário do Estado de Minas Gerais (Arsae-MG), para que dessa forma a agência também possa cobrar da Copasa.