Terça-Feira, 19 de novembro de 2024
Existe uma expressão popular que diz ‘quem ama, cuida’. Embasada nela, a Prefeitura de Arcos convoca as pessoas que vivem na cidade e gostam dela a demonstrar carinho pelo Município contribuindo com a limpeza urbana. A expectativa é fazer do município uma cidade extremamente limpa e, consecutivamente, referência em boas práticas de higiene pública.
O Governo municipal vai lançar em breve um conjunto de ações, que visam melhorar o próprio serviço de coleta de lixo e que incentivem a população a ser parceira deste projeto. “O papel da população é indispensável neste processo. Afinal, na coleta de lixo, nós temos cerca de 12 pessoas limpando e 40 mil sujando. Sozinhos, os nossos garis não conseguem”, conscientiza o prefeito Claudenir José de Melo-Baiano.
A Prefeitura também dará a contribuição dela. Segundo o secretário de Obras, Daniel Mendonça, roçadeiras estão sendo compradas e, em breve, os lotes que pertencem ao Município começarão a ser limpos. Até o início do ano, a expectativa é também de que o Governo já tenha cinco caminhões novos específicos para a coleta de lixo.
O início do programa que transformará Arcos referência em limpeza urbana se deu na tarde de hoje (7), em uma reunião promovida com os garis do município, no prédio da Prefeitura. Na oportunidade, eles relataram os desafios que enfrentam nas ruas. “Muitas pessoas não têm consciência. Colocam seringas no lixo que recolhemos; outras, jogam o lixo fora de saco plástico e nós temos que recolher até comida com as mãos. Outro dia, eu peguei um saco e ele estourou na minha roupa. Dentro dele, tinha esgoto de caixa de gordura”, relata o gari Éder José Ramos.
Para evitar situações assim, o programa de conscientização se torna tão necessário. A campanha vai ensinar sobre separação e descarte de lixo, oferecendo premiações e outros incentivos, além de disponibilizar materiais gráficos informando sobre o horário da coleta. O programa vai envolver ações educativas, concursos culturais e campanhas publicitárias. Haverá ainda o envolvimento dos agentes de Saúde, Zoonoses e Endemias. Mais informações serão divulgadas em breve.
LIXO NO CENTRO
Uma das reclamações que tem sido recorrente no município é em relação ao lixo na região central. Ainda nesta semana, será iniciada uma campanha educativa, incentivando os comerciantes a colocarem o lixo na rua até as 19h. Como depois deste horário não há a coleta, os dejetos acabam sujando a cidade.
Na região central, a coleta de lixo que iniciava às 18h foi extendida para 19h, em apoio aos comerciantes que não podem colocar o lixo para fora no momento de pico do comércios
Haverá também uma fiscalização depois da passagem do caminhão de lixo com o intuito de averiguar se, por alguma falha, dejetos possam ter eventualmente caído do veículo no momento da coleta.
PONTOS DE LIXO
O Governo também vai trabalhar para solucionar o problema de pontos irregulares de lixo que foram criados na cidade. Dentre eles: na ruas Joaquim Murtinho; Padre Pedro Lambert; São Luís e Tiradentes; São Geraldo e 25 de Dezembro; Major Valeriano Macedo e Tiradentes; início do Trecho I da Avenida Sanitária; Capitão José Apolinário; Laura Andrade e no bairro Castelo.
Outros pontos ainda serão mapeados pela Prefeitura.
Terça-Feira, 19 de novembro de 2024
Segunda-Feira, 18 de novembro de 2024
Terça-Feira, 05 de novembro de 2024
Quarta-Feira, 30 de outubro de 2024
Sexta-Feira, 25 de outubro de 2024
Quarta-Feira, 23 de outubro de 2024
Quarta-Feira, 23 de outubro de 2024
Terça-Feira, 22 de outubro de 2024
Segunda-Feira, 21 de outubro de 2024
Terça-Feira, 15 de outubro de 2024
Esse site usa cookies. Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.
Política de Privacidade