Dezembro Vermelho: Conjunto Arquitetônico da Prefeitura recebe iluminação em apoio à prevenção e de Luta Contra a Aids / HIV

Objetivo é conscientizar e destacar o marco de 30 anos do dia mundial de luta contra a doença

Conjunto Arquitetônico da Prefeitura de Arcos recebeu, na semana passada, a iluminação especial, onde o prédio e o Cristo foram iluminados de vermelho. A finalidade é conscientizar e destacar o marco de trinta anos de Luta contra a AIDS / HIV. Para marcar a data e relembrar as lutas e todas as conquistas na resposta global ao HIV, o Governo de Arcos, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, neste mês de Dezembro adere à Campanha do ‘Dezembro Vermelho’, que é o mês 'D' de luta e combate a Aids.

O Dezembro Vermelho ressalta a importância da prevenção contra a AIDS e o objetivo desta ação é reforçar na população a importância de se fazer a prevenção combinada. A iniciativa é para chamar à atenção da população pois há 30 anos, no dia 27 de outubro de 1988, a Assembléia Geral da ONU e a Organização Mundial de Saúde instituíram o dia 1º de dezembro como o Dia Mundial de Luta contra a Aids.

Cabe ressaltar que, a partir de março de 2019, a Secretaria Municipal de Saúde estará disponibilizando o teste rápido de HIV e Sífilis, nas Unidades Básicas de Saúde(UBS). O SUS também garante, a todas as pessoas, que convivem com o Vírus, o atendimento e as medicações necessárias para o tratamento.

Todos os dias, durante o mês de dezembro, nas salas de espera dos PSFs, haverá palestra, roda de conversa, oferta dos exames de HIV, distribuição de preservativos e panfletagem e orientações sobre a importância do tratamento das pessoas diagnosticadas com o vírus e também  mostrar os avanços desses 30 anos da luta mundial contra a AIDS.

Veja a seguir o cronograma das atividades da SMS:

• Dias 12 e 19 de dezembro, na Praça de Eventos 'Joaquim Verdureiro' - Feirinha, distribuição de panfletos, preservativos e cartilhas de orientação e conscientização acerca do tema HIV/AIDS, às 18h
  • Dia 13 de dezembro, às 13h, atividades do 'Dezembro Vermelho' no Presídio de Arcos e às 14h, na APAC, seqüência das atividades

Nota: a Secretaria Municipal de Saúde informa aos interessados que quem quiser fazer o exame de Sorologia para HIV, que procure a UBS mais próxima.

FOTOS