Dengue: Já está em funcionamento a Unidade Provisória de Hidratação do Hospital Municipal São José

17 leitos foram preparados para receber os pacientes suspeitos da doença

  • Quinta-Feira, 10 de janeiro de 2019
  • Saúde
  • Por: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Arcos

O Governo de Arcos, por meio da Secretaria de Saúde, iniciou nessa quinta-feira (10), os atendimentos da Unidade Provisória de Hidratação do Hospital Municipal São José. Criada para receber os pacientes suspeitos de Dengue, o pronto atendimento funcionará 24 horas, além de contar com uma ala de 17 leitos e de 27 profissionais da área de saúde, com médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e atendentes.

Atualmente, a Secretaria de Saúde já contabilizou mais de 1000 (mil) atendimentos de pessoas suspeitas de contrair o vírus da doença. Em junho de 2018, foi constada uma morte por Dengue no município e 05 (cinco) óbitos estão em investigação até a presente data. Para não sobrecarregar a Unidade Provisória de Hidratação, a orientação é para que os pacientes busquem atendimento preferivelmente nos 13 PSF’s (Programa Saúde da Família) da cidade, que contam com médico todos os dias, das 7h às 17h, e no dia ‘D’ do Trabalhador funciona das 7h às 19h.

 A Secretaria de Saúde ainda alerta: pacientes com suspeita de Dengue devem manter repouso, hidratar constantemente, não fazer o uso de bebidas alcoólicas e principalmente, seguir todas as orientações médica.

Para o secretario de Saúde, João Júlio Cardoso, essa Unidade vai ser importante para desafogar o Pronto Atendimento do Hospital Municipal São José. “Dentro do nosso plano de ação contra a Dengue identificamos a necessidade de criarmos esta Unidade, justamente para não prejudicar o Pronto Atendimento do hospital, mas reforçamos o pedido para que as pessoas também busquem orientações com o medico do PSF”, enfatizou.

Já para o prefeito, Denilson Teixeira, o Governo tem se empenhado ao máximo para reverter este quadro de epidemia. “Estamos incansavelmente desempenhando inúmeras ações para revertermos esta epidemia, para isso contamos com o apoio de toda a população. E essa Unidade Provisória de Hidratação foi criada justamente para oferecer melhor atenção às pessoas que se encontrarem com suspeita da doença”, concluiu.

Plano de Ação de Combate a Dengue

O Governo de Arcos vem alertando a população desde setembro quando saiu o resultado do LIRAa, o qual apontou que 93% dos focos estão dentro de casas. Em dezembro, foi decretado estado de emergência e um plano de ação foi elaborado para combater o mosquito Aedes Aegypti.

Uma força - tarefa teve início na última semana. Entre as ações estão: limpeza de lotes da prefeitura; um grupo foi montado para multar lotes sujos de propriedade particular; início do mutirão que vai reunir cerca de 80 pessoas, nas regiões com maior número de notificações, inclusive foram convidadas entidades e empresas para participarem; foi criada uma ala especial no Hospital Municipal São José - com contratação de médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem e atendentes; a aplicação de fumacê Costal e Veicular desde dezembro.

Além disso, estamos com auxílio voluntário de um ‘drone’ para detectar lotes sujos e focos. Importante ressaltar que 93% dos focos estão nas residências e imóveis e que a participação da população no cuidado diário da sua residência é essencial. Nenhuma ação é tão importante quanto à das pessoas em suas casas. Vamos todos nos unirem contra a Dengue.

FOTOS

Esse site usa cookies. Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.

Política de Privacidade