Creche do Olaria é referência para outras cidades, segundo avaliação de inspetoras da Secretaria de Educação de MG

As inspetoras Marinalva Francisco e Adriana Mesquita estiveram na unidade de ensino construída pela Prefeitura de Arcos, para averiguarem as condições do espaço. A visita resultará em um relatório a ser encaminhado ao Estado para que ele dê a Autorização de Funcionamento

Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Arcos (MG)

Linda.Moderna.Inclusiva. Referência no Estado.Padrão de escola particular. Estes são alguns adjetivos dados à Creche Municipal Professora ‘Jáia Batista Assunção Sousa’, construída pela Prefeitura de Arcos para atender os moradores dos bairros Olaria, Alvorada, Nova Morada, Nova Morada II, Residencial Hilda Borges de Andrade, Serra Verde, Fortunato Resende, Mirante da Serra, Margarida Resende, Belvedere e Buritis.

A obra foi concluída e está na fase de finalização da parte burocrática. A Creche já conta com Alvará Sanitário e AVCB do Corpo de Bombeiros. Ontem (7), a Superintendência Regional de Ensino (SRE) encaminhou à cidade duas inspetoras para avaliarem as condições do espaço.

Esta avaliação resultará em um relatório a ser enviado à Secretaria Estadual de Educação (SEE) para que o Estado dê a Autorização de Funcionamento e, assim, a Creche poderá oficialmente iniciar as atividades.

Durante a visita, as inspetoras Marinalva Gomes de Oliveira Alves Francisco e Adriana Siqueira Mesquita analisaram a metragem de cada espaço escolar, mobiliário, equipamentos, acervo bibliográfico, brinquedos, materiais pedagógicos e acessibilidade.

Segundo elas, a estrutura construída pela Prefeitura de Arcos é impressionante. “Estivemos aqui fazendo a verificação ‘in loco’, analisamos todas as áreas da escola, e é a melhor escola de Arcos. É uma escola pública que tem realidade de escola particular”, constatou Marinalva.

A preocupação do Governo em oferecer uma escola totalmente inclusiva despertou a atenção da supervisora Adriana. “Estou encantada com a Creche. A estrutura maravilhosa, um projeto muito bonito e a execução está perfeita. Inclusive, é uma creche totalmente com acessibilidade, que é muito importante para receber as crianças com deficiência. Este é mais um cuidado que a Prefeitura teve quando sonhou com esta Creche. É uma Creche que vai ser referência para outras cidades, com certeza”.

As inspetoras foram recepcionadas em Arcos pela secretária Municipal de Educação, Sônia Zuquim; as assessoras Flávia Lopes e Marta Moreira, e o prefeito Claudenir José de Melo (Baiano), que agradeceu todos os elogios rendidos a mais esta obra da Prefeitura.  “Escolhemos um bom lugar, fizemos o projeto de acordo com o local. Um projeto inovador! Já concluímos as outras etapas e estamos na fase final, recebendo as inspetoras Marinalva e Adriana, que vão fazer o relatório para que o Estado possa autorizar o funcionamento”.

A expectativa é de que a Autorização de Funcionamento seja emitida pelo Estado nas próximas semanas.