Covid-19: Mais 119 profissionais da Saúde serão vacinados nesta quarta-feira (23/06)

• Terça-Feira, 22 de junho de 2021

Da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Arcos   Foto:Ilustrativa

Nesta quarta-feira (23/06), de 13h às 15h, na quadra poliesportiva da Escola Estadual Dona Berenice de Magalhães Pinto, continua a vacinação para os profissionais de Saúde, que fizeram cadastro pelo site da Prefeitura Municipal de Arcos. 119 doses chegaram pra este grupo, e o agendamento já foi feito por telefone, seguindo a ordem da lista gerada.

O PROCESSO

No dia 05 de março de 2021. a Prefeitura de Arcos, através da Secretaria de Saúde, disponibilizou o processo de cadastro para imunização contra a covid-19 dos trabalhadores do serviço de Saúde do município. O procedimento foi feito na página do município na internet, uma vez que o modelo de cadastro tornou-se necessário para oferecer um critério organizacional dentro do citado grupo.

Vale lembrar três tópicos muito importantes:

*que a imunização desse grupo depende da chegada de remessas da vacina, sendo que, no caso, o cadastro foi apenas um meio de adiantamento, organização e otimização dos trabalhos.

*que o cadastro gerou um banco de dados para a secretaria de Saúde, com data e hora que a pessoa realizou o registro - sequencia que é seguida no momento do agendamento. Essa listagem está impressa e afixada na Fumusa (Fundação Municipal de Saúde).

*e que o trabalhador tem que ter vinculação ativa com o serviço de Saúde, ou seja, tem que estar em atividade, registrado em algum serviço.

A TÍTULO DE INFORMAÇÃO

Fazem parte deste grupo prioritário: aqueles que atuam em espaços e estabelecimentos de assistência e vigilância à saúde, sejam eles hospitais, clínicas, ambulatórios e outros locais. Desta maneira compreende tanto os profissionais da saúde - como médicos, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, biólogos, biomédicos, farmacêuticos, odontólogos, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, profissionais da educação física, médicos veterinários e seus respectivos técnicos auxiliares - quanto os trabalhadores de apoio, como recepcionistas, seguranças, pessoal da limpeza, cozinheiros e auxiliares, motoristas de ambulâncias e outros, ou seja, aqueles que trabalham nos serviços de saúde, mas que não estão prestando serviços diretos de assistência à saúde das pessoas. A vacina será ofertada também para acadêmicos em saúde e estudantes da área técnica em saúde em estágio Hospitalar, Atenção Básica e Clínicas, aqueles profissionais que atuam em cuidados domiciliares, como cuidadores de idosos e doulas/parteiras, bem como funcionários do sistema funerário que tenham contato com cadáveres potencialmente contaminados.

De acordo com a circular Nº 57/2021/SVS/MS

Informa-se que os trabalhadores dos demais estabelecimentos de serviços de interesse à saúde (exemplos: academias de ginásca, clubes, salão de beleza, clínica de estéca, ócas, estúdios de tatuagem e estabelecimentos de saúde animal) NÃO serão contemplados nos grupos prioritários elencados inicialmente para a vacinação.