COVID-19: Com poucos meses de funcionamento, SEMAD traz resultados positivos e efetivos

Da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Arcos

Fotos: AssCom

Ação inovadora e de resultados positivos. Esse foi o balanço dos primeios sessenta e quatro dias de funcionamento do Serviço de Enfrentamento, Monitoramento e Atendimento (SEMAD) - um equipamento criado para otimizar os atendimentos das pessoas monitoradas por COVID-19. Dados divulgados pela Secretaria de Saúde, por meio do SEMAD, apontam que 620 atendimentos foram realizados, sendo 420 visitas domiciliares; com a realização de 262 consultas médicas; 158 acompanhamentos da equipe de enfermagem.

Outro dado importante, é que também foram realizados 107 transportes de pacientes de casa para o hospital, do hospital para realização de exames e alta hospitalar. Tranferências de pacientes foram 25, sendo atendidos em domicílio pela equipe do SEMAD e, após avalização, encaminhados à unidade hospitalar para transferência. Ao todo, foram realizados 62 procedimentos de coleta do exame Swab em domicílio. O serviço de orientação de dúvidas por telefone totalizaram 93 atendimentos.

O prefeito Denilson Teixeira destaca que este serviço foi essencial para estancar a dissemenação do coronavírus.

“Proporcionar o atendimento individualizado às pessoas em sua residência diminuiu a circulação dos monitorados e assegurou um acompanhamento clínico mais humanizado, de diagnóstico rápido e da realização precoce de tratamento dos pacientes, além do serviço resguardar a exposição dos pacientes suspeitos e/ou positivados por COVID-19. Uma ação eficiente de amparo à população e de prevenção ao contágio da doença”, disse.

O serviço funciona 24H, conta com equipe médica, enfermagem e condutores. O atendimento médico está disponível nos dias úteis, de 07H às 19H. O SEMAD busca o início precoce do tratamento de pacientes suspeitos ou confirmados por COVID-19, assim, diminuindo o número de intervenções e agravos da doença, o tempo de espera para atendimento e tratamento de casos suspeitos, o risco de transmissão do vírus (pois pacientes isolados e monitorados não precisam sair de casa para atendimento). Além disso, quando necessário, os paciente são encaminhados pela equipe à unidade hospitalar. Assim, prevenindo que a população tenha a exposição e o contagio com os casos pontecialmente suspeitos.

O atendimento se dá através do contato telefônico (3351-2756 ou pelo 98823-5844), onde é realizado a triagem por um profissional da saúde e então agendada a visita domiciliar.

Vale lembrar que a pandemia ainda não acabou! Que a prevenção ainda é o melhor caminho e orientamos às pessoas do grupo de risco se possível, fiquem em casa!