Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência divulga grandes conquistas da Comunidade Surda

Da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Arcos

Foto: Divulgação

O Mês de setembro é marcado por diversos eventos da Comunidade Surda, com o objetivo de conscientização da sociedade sobre a acessibilidade e também para comemoração das conquistas obtidas ao longo dos anos.

O Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência de Arcos quer passar para a comunidade as grandes conquistas da Comunidade Surda.

*O reconhecimento de Libras como meio legal de comunicação e expressão, passando a ser a 2ª língua oficial de nosso pais lei nº 10.436/2002;

*O decreto nº 5.626/2005 estabelece o ensino de Libras como disciplina a ser ensinada e a formação de professores e instrutores surdos para garantir o direito ao uso de Libras para o acesso a educação e oficializar a formação do Tradutor Interprete de Libras;

* Lei nº 12.319/2010 que regulamenta a profissão de Tradutor de Intérprete da Língua Brasileira de Sinais - Libras, profissional de extrema importância para a acessibilidade das pessoas surdas a todos os ambientes.

Datas significativas para a Comunidade Surda:

*10 de setembro é comemorado o Dia Internacional das Línguas de Sinais;

*26 de setembro comemoramos o Dia Nacional dos Surdos, uma homenagem à fundação do INES - Instituto Nacional de Educação de Surdos;

*30 de Setembro comemoração dupla: Dia Internacional do Surdo e dia do profissional Tradutor.

Tudo isso se deve ao protagonismo surdo, algo evidenciado pela frase que marca todas as suas ações:

“Nada sobre nós sem nós!”