Compromisso cumprido: Copasa dará início às obras no Rio Candonga na próxima semana

Empenho do prefeito Denilson foi fundamental para realização do sistema de captação de água, diz superintendente da Copasa.

Foi assinada nesta quinta-feira (3) no gabinete do prefeito Denilson Teixeira, a ordem de serviço do início das obras de implantação do sistema de captação de água do Rio Candonga. Conforme a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa), após a conclusão do empreendimento, a capacidade do abastecimento do município aumentará em 50%. Obras devem ser iniciadas na próxima semana.

Durante a assinatura estavam presente o prefeito Denilson Teixeira, o vice-prefeito Halph Carvalho, o superintendente de Operações do Centro-Oeste João Martins e diretores da Copasa, os vereadores João Carlos de Oliveira, Jamir Soares, Geraldo Adriano, a Aparecida Rodrigues, Pedro César, o Hugo Romano, João Paulo Teixeira e secretários.

O projeto do Sistema Candonga tem previsão de duração de doze meses, com um investimento na ordem de R$ 4 milhões. A nova estrutura contará com uma adutora com 6,9 km de extensão que levará água do córrego para a Estação de Tratamento de Água (ETA). No projeto, a Copasa instalará novas redes de distribuição e ligações prediais. Um novo reservatório também será construído no Bairro Morada Nova, garantindo o abastecimento nesta região.

Segundo o superintendente de Operações do Centro-Oeste, João Martins, que esteve presente na assinatura da ordem de serviço. "a Copasa não tem medido esforços para implementar as melhorias e ampliações necessárias como forma de garantir a manutenção e continuidade do abastecimento à população de Arcos, mesmo nas situações mais adversas, como a crise hídrica que foi registrada em 2017".

João Martins informou ainda que a obra só foi possível devido ao empenho do Governo de Arcos. “Graças aos esforços do prefeito Denilson em Belo Horizonte, junto à diretoria da Copasa. Ao empenho dele em realizar diversas reuniões e resolver o problema é que conseguimos agilizar para que a obra acontecesse o mais rápido”, finalizou.

O prefeito Denilson também falou da importância em realizar o sistema de captação de água no Rio Candonga e afirmou que é um marco na história de Arcos.

“É um momento de muita alegria, pois nós estamos colhendo os frutos deste empenho. Foram várias idas a Belo Horizonte, reuniões com a diretoria da Copasa e entre as mais de 300 cidades que sofrem com a falta de abastecimento de água e Arcos foi contemplada com a obra. A Copasa acreditou que nossa cidade nasceu para crescer, que tem potencial para o desenvolvimento. Com certeza é um marco na história deste município. A obra vai melhorar muito o abastecimento da cidade”, informou.

Por fim, o prefeito completou pedindo para que a população colabore e utilize dos recursos hídricos de forma responsável.

“Mesmo com todas as ações realizadas pela Copasa, a exemplo da instalação dos dez poços artesianos e a obra no Rio Candonga, a população precisa continuar consciente, usar com moderação e responsabilidade os recursos hídricos, com certeza esta é uma das medidas que podemos fazer para evitar que falte água em nossa cidade”, concluiu.

Outras ações

Para auxiliar no abastecimento do município até a conclusão do novo sistema, a companhia também colocou em operação dez poços profundos, que foram interligados ao sistema de distribuição da cidade. Esses poços foram perfurados em áreas públicas e privadas e ajudarão a manter normalizado o atendimento aos clientes.

De acordo com a Copasa, recentemente a cidade de Arcos também recebeu investimentos de mais de R$ 10 milhões na melhoria e ampliação dos sistemas de abastecimento de água, como a implantação de nova barragem da captação do córrego das Almas; a duplicação da adutora de água bruta; a ampliação das redes de distribuição e a construção de novas ligações.

Também está em fase final de execução a implantação dos sistemas de abastecimento de Boca da Mata e Calciolândia. Nestas duas comunidades foram perfurados e equipados poços profundos, além da implantação de adutora, redes de distribuição, ligações prediais e reservatórios elevados.

Essas obras representam investimentos de mais de R$ 1,7 milhão, que têm possibilitado o atendimento com água tratada a praticamente 100% da população da região.

Os investimentos atendem plenamente a Portaria do Ministério da Saúde, que trata da potabilidade da água distribuída para o consumo humano.

FOTOS